Administrçõa

1024 palavras 5 páginas
Tendências de consumo de alimentos industrializados pela população brasileira

A denominação "alimento industrializado" - AI é bastante genérica, mas pode ser aplicada ao "produto obtido de processamento de um ou mais tipos de alimentos, adicionado ou não de outras substâncias permitidas, por meio de processos tecnológicos adequados"
O acompanhamento do consumo de alimentos industrializados em um grupo populacional como parte de uma política de monitoramento do repertório de gêneros que compõem o cardápio regular traz contribuições relevantes para diversos segmentos da sociedade. O estudo da cadeia produtiva oferece elementos aos gestores públicos para a concepção de estruturas reguladoras compatíveis com o volume e a localização das rotas estabelecidas entre produtores e consumidores, que devem ser apoiadas por legislação ajustada às demandas do setor. Para o setor produtivo, estas informações indicam alterações em preferências do consumidor, e orientam o estudo de novos investimentos, com aprimoramento do portfólio de produtos e serviços. A universidade e os centros de pesquisa se servem dos dados de acompanhamentos desta natureza para ajustar a formulação de linhas de investigação direcionadas às demandas sociais emergentes, e ainda para qualificar suas ações formando profissionais com orientação técnica e humanística que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em que irão atuar, com consequente benefício ao consumidor final.

O setor produtivo de alimentos no país e o perfil do mercado consumidor. No Brasil, o abastecimento de alimentos no século XX foi marcado por profundas modificações no setor produtivo e rápida incorporação de tecnologias, notadamente no setor agroindustrial. Até os anos 1970 era possível identificar especialmente quatro características que contribuíam para que o acesso ao alimento fosse uma das principais causas da fome que monopolizava as preocupações por sua magnitude, como descreveu Sanders.
O crescimento

Relacionados