Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOS, Windows 95, Windows 98, WindowsME, Linux: para os PC compatíveis; SYSTEM 8, MacOs X: para as máquinas Apple; UNIX, Linux: para os sistemas multiusuário.

Funções de um sistema operacional
• Gerência de memória;
• Gerência de processador;
• Gerência de arquivos;
• Gerência de dispositivos de E/S

Software Utilitários
São programas de apoio à solução de problemas de disco, memória egerenciamento dos recursos do computador. Compactadores e descompactadores de arquivos. Programas anti-virus.
Ex.: Norton Utilities, PC Tools, VirusScan, F-Prot, WinZip.

Vírus
Programas capazes de se instalar de forma clandestina nos sistemas. Podem adotar procedimentos perturbadores (fazer uma bolinha pular na tela) ou declaradamente destrutivos (apagar informações) e são capazes de seautoreproduzir.

Software aplicativo
São programas para aplicações criadas para solucionar problemas específicos e que são especialistas em determinada função.
Ex.: contabilidade, folha de pagamento, sistema de gestão, controle de clientes, editores de texto, planilhas eletrônicas e outros.

Software livre
O conceito de software livre foi criado por Richard Stallman (da Free Software Foundation)em 1983.“Software Livre” refere-se à liberdade dos usuários para executarem,copiarem, distribuirem, estudarem, modificarem e melhorarem o software.Mais precisamente, diz respeito a quatro tipos de liberdade para os
usuários:

A liberdade de executar o programa, para qualquer finalidade.
A liberdade para estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades.
A liberdade deredistribuir cópias de modo que se possa auxiliar um vizinho ou amigo.
A liberdade de melhorar o programa e publicar suas melhorias para o público, de modo que a comunidade como um todo seja beneficiada. Para mais de uma das liberdades listadas, o acesso ao código fonte necessita também ser liberado. O sistema operacional Linux é um dos softwares livres mais conhecidos. Uma cópia de um software livrepode custar ou não algo ao usuário. Um software ser livre é uma questão de liberdade, não de preço.

Software proprietário
Software Proprietário é o software que não é livre ou semi-livre. Seu uso, redistribuição ou modificação são proibidos ou são cercados de tantas restrições que na prática não são possíveis de serem realizados livremente. Mecanismos que barateiam o custo de softwareproprietário, sobretudo para empresas:

Licença de uso empresarial
Comprador adquire o direito de usar o software em um número determinado de máquinas a um preço menor do que a soma dos valores do número de cópias envolvidas.

Versão para rede
Uma variação da licença de uso empresarial. O software é comprado com autorização para instalação em um servidor e uso em um número determinado de máquinas.Pirataria de Software
No âmbito do software livre, não há pirataria de software, uma vez que a cópia e uso dos softwares estão garantidos de forma livre para os usuários. A pirataria de software existe para quem copia ou usa ilegalmente um software proprietário. Uma cópia de um programa é legal quando:

• foi comprada por quem o usa e está sendo usada de acordo com o que foi acertado na compra;• não foi comprada por quem o usa, mas essa pessoa está autorizada a usá-la (ver shareware, freeware e demos a seguir);
• é uma cópia de segurança (backup) produzida pelo proprietário do software ou pessoa autorizada, estando prevista na compra ou autorização a realização dessa cópia;
• é uma cópia gerada no processo mesmo de instalação do software.

Há leis internacionais relacionadas àpirataria de software desde 1976. No Brasil pirataria de software é crime. Demos, Freewares e Sharewares: Há softwares que podem ser usados temporária ou permanentemente a um custo zero ou muito próximo a isso, são os demos, freewares e sharewares.

Demos (demonstração): softwares em versão reduzida, distribuídos livremente, sem qualquer custo.

Freewares: totalmente gratuitos. Nesta...
tracking img