Psicologia para administradores: integrando teoria a prática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor (a): Isabela Marina Nunes Marques da Silva.





RESUMO DO CAPÍTULO 2 DO LIVRO: PSICOLOGIA PARA ADMINISTRADORES INTEGRANDO TEORIA A PRÁTICA.























Itabuna, 03 de Maio de 2010.
Autor (a): Isabela Marina Nunes Marques da Silva,














RESUMO DO CAPÍTULO 2 DO LIVRO: PSICOLOGIA PARA ADMINISTRADORES INTEGRANDO TEORIA APRÁTICA.





Trabalho a ser apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências ao curso de Administração como requisito para obtenção de nota na disciplina de Psicologia, à prof. (a):
Sueli Ribeiro








Itabuna, 03 de Maio de 2010.









RESUMO
Para entendermos as aplicações da Psicologia aliada a Administração é preciso conhecer as linhas deatuação da Psicologia como a Psiquiatria, a Psicanálise e a própria Psicologia.
A falta de conhecimento por parte da população em torno dessas funções específicas contribui para uma má interpretação desses segmentos.
Para que não haja essa má interpretação é preciso conhecer bem cada uma dessas áreas de atuação.

PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA:

A Psiquiatria é uma especialização daMedicina voltada para o tratamento dos transtornos mentais, a área de ação privilegiada do psiquiatra é o cérebro, que é onde são realizadas as funções mentais do ser humano.
O cérebro possui funções orgânicas que são: os comandos dos diversos orgãos do corpo humano e funções psicológicas que são relacionadas com os processos mentais (pensamento, memória, atenção e etc.).
O Psiquiatra possuiconhecimento sistêmico, funcional e anatômico do cérebro e suas funções. Ele trata de recompor o equilíbrio das substâncias químicas que afetem o funcionamento do cérebro.
A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud (1856-1939) é definida como “um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias de um sujeito”(Lapclanche e Pontalis, 57:384).
Para a psicanálise acontecimentos ocultos (inconscientes) encontram-se na área dos conflitos intrapsíquicos, que produzem desconforto e se manifestam na forma de sintomas (que dependem de informação do indivíduo para que se possa obter o conhecimento) e sinais (que podem ser observados por meio do comportamento do individuo).
A matéria-prima do psicanalítico é apalavra e o instrumento essencial do terapeuta é a escuta.
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. A sua ação na organização abrange várias áreas, atuando como indivíduos e/ou grupos com variados objetivos. O psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o individuo e a organização na escolha da forma de abordagem e avaliação daspossibilidades do trabalho.
A psicologia enquanto ciência do comportamento é um instrumento à disposição do administrador, como apoio na busca do contínuo aumento da eficiência dos processos e na melhoria da qualidade de vida do individuo.
Os avanços dessas três áreas (Psiquiatria, Psicanálise e Psicologia) nos tratamentos dos transtornos mentais e fortalecimento da interdisciplinaridade, vêmcrescendo cada vez mais, resultando numa parceria de sucesso.
Vem crescendo cada vez mais o apoio a utilização dos conhecimentos da psicologia na administração, contribuindo para a melhoria nas relações entre indivíduos e equipamentos.
Enquanto ciência a psicologia tem quatro objetivos:

a) Estabelecer as leis básicas da atividade psicológica; ou seja, entender que o crescente entendimento dofuncionamento das atividades mentais contribuem para a eficiência e eficácia das ações em áreas como: o Marketing e a Comunicação.

b) Estudar as vias de sua evolução; onde no ambiente organizacional o administrador se depara com as mais variadas situações, e é preciso ter uma compreensão melhor dos processos que envolvem o desenvolvimento do pensamento, para que o administrador seja capaz...
tracking img