Administracao financeira internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Financeira Internacional.

Empresa Multinacionais, as EMNs são empresas que tem ativos e operações em mercados estrangeiros e extraem parte das suas receitas e lucros totais desses mercados. Alguns fatores singulares do ambiente internacional tendem a complicar a administração financeira das multinacionais, pois se deparam com uma série de leis e restrições ao operar em diferentesEstados nacionais. As complexidades jurídicas e econômicas presentes nesse ambiente são significativamente diferentes das que enfrentaria uma empresa doméstica. Devido a isso, faremos uma abordagem simples e resumida de como as EMNs regem nessas relações.

Os principais blocos comerciais como Nafta (Acordo de livre comércio da América do Norte), Cfta( Acordo de Livre Comércio da AméricaCentral), EU (União Europeia), Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) levarão uma parcela crescente de comercio mundial a ocorrer no contexto de acordo regionais.Todos esses laços comerciais levam as EMNs a traçar uma rota compatível com o número crescente de acordos comerciais em todo mundo. Apesar de todos os desafios, aas empresas norte-americanas se beneficiaram da formação de pactos decomércios regionais e bilaterais se estiverem preparadas para isso, como oferecendo um mix de produtos atraente ao um grupo variado de consumidores e estar preparado para tirar proveito de diversas moedas e instrumentos financeiros.O GATT e a OMC são órgãos que monitoram as praticas comerciais mundiais e mediam disputas entre os países membros, mas sua eficácia a longo prazo tem se tornando cadavez mais incerta, dado a complexidade de acordos entre os países e a até a oscilação da economia.

Em muitos países, a atuação de uma empresa estrangeira como subsidiária ou filial pode assumir duas formas, ambas semelhantes à sociedade por ações norte-americana (SA), criar uma empresa sob forma de S.A pode envolver a maioria dos dispositivos que regem as sociedades por ações com sede nos EstadosUnidos, também para atuar em muitos países , costuma ser essencial firmar contratos joint venture com investidores privados ou órgãos governamentais do país anfitrião, as joint venture são comuns em muitos países emergentes e em desenvolvimento.

A tributação internacional é uma responsabilidade básica das EMNs, e é uma questão complexa devido ao fato que vários países adotam políticastributárias diferentes e como as EMNs assumem obrigações financeiras em países estrangeiros devem, portanto, levar em conta as alíquotas de imposto e lucro tributável, bem como analisar as regras de tributação de cada parceria. O que é uma questão muito complexa, pois levam em conta muitos fatores e deve ser analisada individualmente.

Outro importante aspecto importante que as EMNs devem analisar são osriscos cambiais, como as empresas multinacionais atuam em diversos mercados estrangeiros, parte de suas receitas e custos são denominados em moedas estrangeiras. O risco de câmbio é causado pelas oscilações das taxas de cambio entre duas moedas, é necessária a análise das relações existentes entre diferentes moedas, as causas de variação das taxas de câmbio e o impacto das flutuações cambiais.Diversos fatores econômicos e políticos podem influenciar a movimentações das taxas de câmbio, a explicação mais importante para suas variações de longo prazo estão na diferença da taxa de inflação entre os dois países. As moedas de países de inflação elevada perdem valor frente às de países com taxa de inflação menor.

Como as empresas multinacionais enfrentam riscos de cambio, tanto no regime detaxa flutuante como no de taxa fixa e as EMNs não pode controlar muito desses elementos que afetam as receitas, os custos, e os lucros em dólares norte-americanos da multinacional. Para moedas de cambio fixo, as valorizações ou desvalorizações oficiais, da mesma forma que as variações ocasionadas pelo mercado no caso de cambio flutuante, podem afetar as operações da EMN e sua posição financeira...
tracking img