Transtorno obsessivo compulsivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O TOC é uma doença difícil de entender e também difícil de ser diagnosticada, principalmente porque alguns de seus sintomas são considerados comuns para algumas pessoas e, sobretudo, porque as pessoas que trazem as características da doença, fazem de tudo para disfarçar e esconder sua manifestação, por medo ou vergonha. Esse fato dificulta a identificação da doença econseqüentemente, seu tratamento. Apenas os casos mais graves, são diagnosticados facilmente e ainda assim são confundidos com outras doenças mentais.
O presente trabalho visa, abordar o tema, a partir de estudos feitos por vários especialistas: médicos, psicólogos e terapeutas, uma abordagem clara e objetiva da doença, na tentativa de levar esse conhecimento a várias pessoas, para melhor entender o TOC, comotambém, quando e como procurar ajuda.

Para entender uma doença é preciso buscar suas origens, suas causas, conceituá-la e diferenciá-la corretamente, para, só assim, buscar o tratamento.


Através da observação e relatos de sintomas, é possível diagnosticar o transtorno e melhor tratá-lo.

As causas para o TOC são variadas e diversos fatores interferem e ou determinam a doença.

Existemtambém, formas diferenciadas e alternativas de tratamento que devem ser conhecidas e a escolha deste, deve ser de acordo com o estágio em que se encontra a doença no paciente.

Melhor entender, diagnosticar e tratar o TOC, estes são os principais objetivos do presente trabalho.
























2 - O Transtorno Obsessivo Compulsivo
2.1 – O que é?


O transtornoobsessivo-compulsivo (TOC),  é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos incontroláveis​​ indesejáveis ​​e repetitivos, assim como comportamentos ritualizados que se sente compelido a executar. Se você tem TOC, provavelmente reconhece que os seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos são irracionais, mas, mesmo assim, você sente-se incapaz de lhes resistir econsequentemente de se libertar deles.

Tal qual um trem que segue sempre pelos carris, no  transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)  o cérebro faz disparar uma rede neuronal muito vincada que por sua vez cria pensamentos fóbicos ou de urgência. Por exemplo, você pode verificar o fogão vinte vezes para certificar-se de que está realmente desligado, pode lavar as mãos várias vezes na ida ao banheiro, ou darvárias voltas ao quarteirão para se certificar que o barulho que ouviu durante a sua condução não tenha sido alguém que possa ter atropelado.



2.2 – As Obsessões e Compulsões

Obsessões são involuntárias, são pensamentos aparentemente incontroláveis, imagens ou impulsos que ocorrem repetidamente na sua mente. Você não quer ter essas ideias, na verdade, você sabe que elas não fazem nenhumsentido, pelo contrário provocam-lhe incómodo e angústia. Mas você não sabe como detê-los, como eliminá-los, ou simplesmente como fazer para não os seguir. Infelizmente, esses pensamentos obsessivos são geralmente preocupantes e perturbadores. Condicionam a vida, as escolhas, os ritmos, as preferências, moldam a sua pessoa, o seu futuro, o estado de humor, as atitudes e as crenças. São como umturbilhão na sua vida. Chegando sem aviso, arrastando tudo à sua volta.

Compulsões são comportamentos ou rituais que fazem com que você se sinta impulsionado a agir de novo e de novo, de forma recorrente. Geralmente, as compulsões são executadas numa tentativa de fazer eliminar as obsessões. Por exemplo, se você está com medo de contaminação, poderá desenvolver elaborados rituais de limpeza. Noentanto, nunca o alívio dura muito tempo. Na verdade, os pensamentos obsessivos costumam voltar mais fortes. E os comportamentos compulsivos muitas vezes acabam causando ansiedade, escalando esses mesmos comportamentos, enraizando num ciclo continuo de reforço do comportamentos e pensamentos não desejados.

A maioria das pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo enquadra-se numa das seguintes...
tracking img