Adm84

818 palavras 4 páginas
RESENHA CRITICA DO TEXTO “A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E OS DESAFIOS DA
SOCIEDADE ATUAL”. Prof. Dr. Maurício Pietrocola Faculdade de Educação da USP
O autor chama a atenção para um dos problemas que assola a Educação em nosso país, a falta de professores, sendo em mais ocorrência na área das ciências (física, química e biologia).
Ao analisar o que vem provocando essa “baixa” de professores, atribui a falta de motivação, baixa remuneração, aos livros didáticos mal elaborados e ressalta ainda a importância de se pensar em educação científica de qualidade.
Faz uma comparação no “tipo” de vida do homem contemporâneo e da Idade Média e comenta sobre a transformação que ocorreu de um mundo natural para um mundo científicotecnológico, inclusive, mudando a concepção de mundo das pessoas.
Cita ainda, exemplos de transformações que vieram facilitar a vida do homem como cartões eletrônicos e telefones celulares, porém que não se analisou a que “custo” e “riscos” promovem esta facilidade e que cabe às ciências promover essa reflexão, pois grande parte da atividade científica se baseia na proposição e na resolução de problemas.
Na atual conjuntura competitiva da economia mundial é pré-requisito uma boa formação dos cidadãos nas áreas científicas e a influência cada vez maior da tecnologia no nosso dia-a-dia exige habilidades e atitudes que precisam ser aprendidas.
Segundo o autor um cidadão do século XXI deve ser capaz de avaliar os fatores envolvidos nas situações em que é chamado a participar, seja como agente ou paciente, e exercer sua autonomia de forma equilibrada. Para isso, é necessário ser capaz de negociar decisões, ter domínio sobre o ambiente e saber se comunicar sobre ele. É essencial para entender o mundo de hoje, suplantar os desafios presentes em nosso cotidiano e a escola parece estar muito distante deste ideal.
Na maioria das escolas brasileiras as aulas de ciências são chatas e desmotivantes e em
nada

Relacionados