Adm.mercadologica: a marca skol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

HISTÓRIA ...........................................................................................................5

LINHA DE TEMPO .............................................................................................8

SKOL BEATS....................................................................................................10

A COMUNICAÇÃO ..........................................................................................11

A EVOLUÇÃO VISUAL .....................................................................................13

OS SLOGANS..................................................................................................14

DADOS CORPORATIVOS ...............................................................................15

O VALOR DA MARCA ......................................................................................16

A MARCA NO MUNDO ....................................................................................16

VOCÊ SABIA?..................................................................................................16

CONCLUSÃO ...................................................................................................17

INTRODUÇÃO

A pesquisa a seguir mostra a evolução de uma famosa marca que atua no ramo de bebidas alcoólicas. A sua história de sucesso e conquista no mercado tem como estratégia de marketing o seu ponto forte. Já com um slogampresente em nosso redor, elas são vistas freqüentemente em rodas de amigos, rodas de samba, mesas redondas, e também quadradas, de muitos bares e botecos, são indispensáveis para assistir uma partida de futebol.

A HISTÓRIA

A cerveja que desce mais redonda no Brasil, SKOL PILSEN, foi lançada em 25 de agosto de 1964 na Europa pela cervejaria dinamarquesa Carlsberg e chegou ao Brasil em 1967, depoisde alcançar grandes resultados no continente europeu. Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à sua saúde”, expressão que muita gente usa antes de fazer um brinde. A Cervejaria Rio Claro lançou o produto sob licença no Brasil, e na seqüência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país.

[pic]

A partir da década de 70 a marca começou a revolucionar o mercadobrasileiro de cerveja, e a partir deste momento o mercado nunca mais seria o mesmo. Uma inovação puxou a outra. E a família SKOL não parou mais de crescer com o lançamento da primeira lata em folha de flandres (1971); a primeira lata em alumínio (1989), permitindo a conservação da cerveja gelada por muito mais tempo; a embalagem long neck com tampa de rosca e a lata de 500ml (conhecida como latão da SKOL)em 1993; a nova versão da embalagem long neck de 355ml, dentro do padrão internacional para embalagens descartáveis, em 1996; e a primeira lata com boca redonda em 1997. Nesta época, a SKOL era número 3 no mercado brasileiro de cervejas, atrás da Brahma e da Antarctica. Sua participação de mercado era de 19,7%, e a marca possuía uma imagem sólida e uma boa rede de distribuição em todo territórionacional.

[pic]-
Foi na década de 90 que a marca SKOL começou a investir pesadamente em marketing como, por exemplo, em 1998, quando apostou na exposição de seu produto nos pontos-de-venda para impulsionar o mercado. Suas geladeiras se tornaram objeto de desejo para marmanjos de todo o país. No ano seguinte, dando continuidade ao patrocínio de grandes eventos, a marca, patrocinadora oficial doCampeonato Brasileiro de Supercross, trouxe pela primeira vez ao Brasil, o então campeão mundial da modalidade, Jeremy Macgrath, para uma apresentação free style (estilo livre). Ainda este ano, o Skol Rock encerrou o grande festival de bandas inéditas com a exibição do grupo Offspring. A marca fechou o ano com o lançamento da campanha “2000 o verão mais redondo do planeta”.

[pic]
Em 2002 a...
tracking img