Adm financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CAN - Ciências Administrativas e de Negócios
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
1º TRABALHO COMPLEMENTAR

Questões

1) “Planejar é a tentativa de enxergar (hoje) um cenário futuro!”; “Quanto mais se aprofunda no processo de planejamento, mais realidade se consegue dar aos objetivos pessoais, profissionais e empresariais!”.
As duas frases acima colocadas são verdades absolutasou não? (responda e registre resumidamente sua opinião sobre as duas frases)

R: Sim, são absolutas. Planejar antes de executar qualquer tarefa, seja profissional, pessoal e principalmente empresarial nos possibilita a chance de reduzir os erros que com planejamento podem sim ser evitados.

2) O que diferencia um planejamento de curto prazo, de um planejamento de longo prazo?

R: Oplanejamento de curto prazo possibilita visualizar e modificar ações pertinentes ao cotidiano de uma empresa. Já o planejamento de longo prazo que também define as ações de curto prazo, se trata de decisões mais complexas, de planos e ações futuras que podem definir o sucesso da empresa

3) Quais são as chances de sobrevivência de uma empresa que não tem a cultura de fazer qualquer tipo de planejamentofinanceiro? (comente resumidamente sua opinião).
R: São mínimas, além do que muitas vezes o gestor que desconhece do planejamento financeiro acredita estar em lucro com a empresa, pelo simples fato de ver dinheiro entrando, Sem o planejamento financeiro, a empresa não poderá ter conhecimento do nível de financiamento para dar continuidade às atividades.

4) Como as informaçõescontábeis podem ajudar em um processo de planejamento financeiro?; ou seja, como a Contabilidade pode dar suporte ao Planejamento Financeiro?
R: Podem ajudar através das situações que caracterizam o cotidiano financeiro e operacional de empresas: ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro, margem de segurança, mark-up sendo de muita importância para controlar o desempenho da empresa.

5)Diferencie: Projeção de Resultados (Orçamento Operacional) e Fluxo de Caixa (Orçamento de Caixa).

R: Projeções de resultados são estimativas elaboradas pelo próprio empresário de quanto espera vender, gastar e, consequentemente, ganhar nos próximos meses ou anos. E fluxo de caixa irão figurar apenas as contas financeiras, que implicam em efetiva entrada ou saída no caixa de uma empresa.

6)Diferencie e exemplifique: Regime de Caixa e Regime de Competência.

R: Regime de caixa representa custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda, ex: receitas recebidas de vendas e gastos relativos à compra de mercadorias. Já o regime de competência reconhece na contabilidade as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda. Ex:depreciação e resultado de equivalência patrimonial.


7) Em que tipo de risco incorre uma empresa que não tenha a cultura de trabalhar com projeções e acompanhamentos orçamentários?

R: Não tendo sabedoria do ganho líquido, do faturamento após a dedução dos gastos ele não saberá como anda a expansão da empresa, trabalhando apenas com a sorte ele não garantira o sucesso podendo levar a empresa até afalência.

8) Qual a diferença entre “capital de giro” e “investimento”?

R: Capital de giro é o dinheiro utilizado no dia-a-dia, para necessidades que possam aparecer e que não comprometa as operações e investimento é o aumento que visa à capacidade produtiva.

9) Dê pelo menos três exemplos do que caracteriza o capital de giro no cotidiano de uma empresa (pessoa jurídica).
R:Exemplos capitalde giro: Compra de mercadorias, compra de matérias-primas, pagamentos de salários, pagamento de contas...

10) Fazendo um paralelo com a vida de uma pessoa física, também dê pelo menos três exemplos do que caracteriza o capital de giro em seu dia-a-dia.

R: Compra de medicamentos, compra de alimentos, pagamento de contas.


11) Porque uma empresa deve realizar investimentos apenas...
tracking img