Bmw vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
9

BELAS MULHERES NO SÉCULO XXI: UM PADRÃO MANTIDO, OUTRO TRANSFORMADO
Amanda Cristina Martins Raiz Aluna do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (Unifran). Membro do grupo de pesquisa Texto e discurso: sentido, representação e comunicação (GTEDI), cadastrado pelo CNPq. Bolsista pela CAPES. Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento Livre-docente pela UniversidadeEstadual Paulista (Unesp), Araraquara. Docente do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (Unifran). Bolsista pelo CNPq.

RESUMO

Nota-se, desde os primórdios da humanidade, o fato de o ser humano, mais especificamente o ser do sexo feminino, sentir necessidade de que seu visual corresponda a um padrão de beleza estabelecido pela sociedade da época vigente. Não obstante, asinstâncias midiáticas evocam frequentemente grandes ícones femininos considerados belos, tais como Eva, Nefertiti, Helena de Troia, Cleópatra, Mona Lisa, Marilyn Monroe e Gisele Bündchen. As instâncias midiáticas reforçam o estabelecimento de um padrão de beleza, incutindo aos membros da sociedade o desejo de terem uma aparência semelhante à considerada como “a” ideal. Somente assim terão uma imagemagradável/desejável ao olhar do outro. Ao agirem nesse sentido, os seres garantem, portanto, a aceitabilidade ao convívio social do grupo tido como referência; do contrário, são excluídos socialmente. Ainda mais, percebemos que o ideal de beleza varia conforme a época e a cultura, o que corresponde à variação de hábitos, gostos, costumes e valores.
Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras •Franca(SP) • v. 5 • n. 5 • p. 155-172 • jan./dez. 2009

15 6

Palavras-chave: beleza feminina; hábitos e gostos; estabelecimento de padrões; discurso midiático; Sociossemiótica.

ABSTRACT

Since the beginnings of humanity, we observe the fact that the human being, more specifically the female, wishes to have a correspondent appearance to a standard of beauty determined by society’s current period.Based on it, the advertising media often uses images of women who are considered great beautiful female icons, such as Eve, Nefertiti, Helen of Troy, Cleopatra, Mona Lisa, Marilyn Monroe and Gisele Bündchen. The mediatic speech reinforces the establishment of a standard of beauty, so that the society members are stimulated to feel a desire of having a similar appearance to the ideal. Thus, theywill have a pleasant image to the other’s eyes. Therefore, behaving that way, they ensure the acceptability to live together with the reference group. Otherwise, they could be socially excluded. Even more, we realize that the ideal of beauty varies according to time and culture, which corresponds to a variance of habits, tastes, customs and values.
Keywords: female beauty; habits and tastes;establishment of standards; mediatic speech; Sociossemiotics.

Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras • Franca(SP) • v. 5 • n. 5 • p. 155-172 • jan./dez. 2009

157

EROTICAMENTE FALANDO COM O CORPO

Em conformidade com o pensamento de Oliveira, Fernandes e Silva (2008, p. 1), cremos no fato de o corpo constituir nossa maneira de estar e viver no mundo e é por meio dele que expressamosnossas subjetividades. A maneira como vemos e experienciamos o mundo e, então, atribuímos sentidos à nossa existência “[...] só pode se dar única e exclusivamente no corpo e pelo corpo”. A relação do homem com seu próprio corpo é uma constante e cada vez mais é crescente essa preocupação, principalmente no que diz respeito à beleza. Ser belo, permanecer belo, tornar-se belo, ou seja, ter imagemcorrespondente aos padrões de beleza da época vigente. Para auxiliar na manutenção ou na transformação da beleza, a sociedade utiliza determinadas substâncias com propriedades cosméticas. O termo cosmético provém do grego kosmétikós que se refere ao enfeite, ao adorno. De acordo com Houaiss e Villar (2001), considera-se cosmético o produto “que se destina a melhorar a aparência de uma pessoa”; o...
tracking img