Adm atps 2 p 1 etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração 2º período.
Disciplina: Processos Administrativos.
Professor

Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

Introdução
Nossa pesquisa tem como objetivo esclarecer os conceitos de três autores de administração em relação ao planejamento e seus tipos, tentando ao máximo expor as diferenças de pensamento entre eles. Abordaremos este assunto de uma maneiraobjetiva para que possa ficar claro e bem entendido o que cada um desses autores tem a nos dizer sobre essa ferramenta tão importante que compõem o processo administrativo e que é tão importante no cotidiano de nossas vidas. Por fim, faremos um debate de opiniões de dois artigos que abordam o planejamento de uma forma mais diferenciada entre eles, porém com um propósito bem parecido.Desenvolvimento
O conceito de Chiavenato sobre planejamento é que este é uma técnica que serve para absorver a incerteza sobre o futuro, ou seja, minimizar esta incerteza e com isso permitir maior consistência no desempenho da organização. Na visão dele, para que se tenha o planejamento tem que se estabelecer primeiro os objetivos e após disso o planejamento tem que ser posto em ação com a eficiência eeficácia.
Cyro Bernardes diz que o planejamento se encaixa em uma das funções do administrador e conceitua planejar fazendo uso da frase de Ackoff, que diz que planejar é fazer o esboço de um futuro desejado, com os meios efetivos de realizá-lo.
Maximiniano nos informa que planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. Asdecisões que procuram de alguma forma influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões do planejamento.
Além de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais. O autor também cita que para a psicologia, o processo de planejamento é uma função cognitiva superior, uma forma refinada de inteligência.
O planejamento édividido em três etapas, vamos ver agora o que cada autor tem a nos dizer sobre elas.
Chiavenato descreve Planejamento Estratégico, como sendo o que abrange a organização como um sistema único e aberto que é voltado para a eficácia da organização. Esse tipo de planejamento visa o alcance dos objetivos em longo prazo e é definido pela cúpula da organização, ou seja, no nível institucional.
ParaCyro, esse planejamento de define por interligar as necessidades sociais com as finalidades da organização. Operacionalmente, parte-se de informações sobre o ecossistema e capacitações internas das organizações (como recursos disponíveis de conhecimento, equipamentos, dinheiro e etc.), e de acordo com processos criativos e decisórios planeja-se um estado futuro, consubstanciado pelo plano estratégico.Este frisa que o planejamento estratégico determina as linhas mestras da nova cultura ou modificações da existência.
Maximiniano o chama de Planos Estratégicos e diz que estes abrangem toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente. São planos que estabelecem a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes e mercados a serem atendidos e outros objetivos.
O próximoplanejamento é chamado de planejamento tático por Chiavenato, que diz que este é definido no nível intermediário da empresa, onde, cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. O alcance de seus objetivos é projetado para médio prazo. Visa atingir objetivos departamentais, é voltado para a coordenação e integração, diz respeito asatividades internas da organização.
Cyro se dirige a este planejamento como planejamento integrativo. Este segue pelo pensamento de Ackoff que diz que a distinção entre o planejamento estratégico e o integrativo é raramente tornada clara. Porém diz que pode defini-lo com mais clareza dizendo que com base no plano estratégico determinado pelo nível decisório hierarquicamente mais elevado, o nível...
tracking img