Ecumenismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ecumenismo e o diálogo inter-religioso: qual a diferença?
O mundo de hoje é marcado pela grande variedade de religiões existentes ao nosso redor. E um fenômeno interessante é que elas semultiplicam numa intensidade muito grande. Todas carregam sua importância dentro de suas comunidades de fé e, de alguma forma contribuem de forma positiva para o nosso mundo.
Um dos grandes problemas queainda encontramos em meio á religião é a intolerância que muitas vezes insistem em prejudicar a convivência harmoniosa, respeitadora e valorizadora dos dons de umas e outras. Mas, se por um ladoencontramos pessoas plenamente fechadas em sua “ortodoxia”, não dando chance alguma para que o outro demonstre o seu valor e a sua contribuição para a humanidade, encontramos também aqueles gruposreligiosos que conseguem estabelecer um convívio saudável, que se abrem ao diálogo religioso e contornam certas barreiras para que a harmonia, o respeito e a atenção façam parte do seu cotidiano, não medindoesforços para que haja uma união maior entre religiosos de crenças diferentes.
O ecumenismo é a tentativa de fundir as igrejas cristãs em uma só. Ao ponto de vista eclesiástico, o ecumenismoprocura aproximação, cooperação e a busca fraterna da superação das divisões cristãs (católica, ortodoxa, protestante). Já , o diálogo inter-religioso, como o próprio nome diz, é o diálogo entre asdiferentes religiões. Em outras palavras o relacionamento entre cristãos e não-cristãos.
O ecumenismo é uma prática preconizada pela Igreja Católica (e também por outras comunidades religiosas) que visa odiálogo e a valorização das diversas comunidades religiosas que se denominam cristãs. O ecumenismo vem pautar a sua ação baseando-se no diálogo como forma de propiciar o conhecimento sobre o outro.A partir desse conhecimento, torna-se possível valorizar as suas virtudes, porém, sem que um lado ou outro abra mão de suas convicções de fé.
Do ponto de vista do cristianismo, pode-se dizer que o...
tracking img