Aditivos Alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais tipos de aditivos alimentares
Ácidos
São adicionados ácidos aos alimentos para tornar os sabores mais "vivos", e também para servir como conservantes e antioxidantes. Alguns ácidos são usados de forma comum: ácido acético, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido málico, ácido fumárico e o ácido láctico.
Reguladores de acidez
São utilizados para alterar ou controlar a acidez oualcalinidade dos alimentos.
Anti-aglomerantes, anti-umectantes
Evitam a aglomeração de partículas de produtos em pó (como no sal ou leite em pó).
Agentes anti-espuma (anti espumantes)
Reduzem ou inibem a formação de espumas em alimentos.
Antioxidantes
Atuam como conservantes ao inibir os efeitos do oxigênio sobre os alimentos, sendo em geral benéficos para a saúde (a Vitamina C é um exemplo).Agentes de volume
São incorporados para aumentar o volume do alimento, sem alterar as suas características (por exemplo, amido).
Corantes
Adicionados para substituir cores perdidas durante a preparação ou para tornar os alimentos mais atrativos.
Fixadores de cor
Utilizados para preservar a cor original dos alimentos.
Emulsionantes
Fazem com que a água e óleos permaneçam misturados numaemulsão, como na maionese.
Aromatizantes (flavorizantes)
Dão aos alimentos sabores ou aromas particulares, podendo ter origem natural ou artificial.
Intensificadores de sabor
Intensificam o sabor original dos alimentos.
Humidificantes (umectantes)
Evitam que os alimentos sequem.
Conservantes
Previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos por fungos, bactérias, e outros microrganismo.Estabilizantes, espessantes, gelificantes
Como o Agar ou a pectina (utilizada em compotas) conferem aos alimentos texturas mais firmes. Não sendo verdadeiros emocionantes, ajudam a estabilizar as emulsões. Os espessastes aumentam a viscosidade dos alimentos sem alterarem significativamente as suas restantes propriedades. Já os gelificastes atuam no alimento para que este adquira a consistência de umgel.
Edulcorantes (adoçantes)
Alteram o sabor dos alimentos. Adoçantes, que não o açúcar, são adicionados para reduzir a energia fornecida pelo alimento ou porque têm efeitos benéficos em casos de doenças, (por exemplo diabetes). Alguns adoçantes podem provocar cancro.
Outros
Outras categorias de aditivos menos numerosas são: endurecedores; espumantes; dispersantes de gases em alimentoslíquidos ou sólidos; levedantes químicos; os agentes de transporte incluindo solventes de transporte; sais de fusão; dispersantes de proteínas; agentes de brilho e proteção superficial; amidos modificados; gases de embalagem e propulsores; complexantes de metais.
Os técnicos do sector da alimentação afirmam que a utilização de aditivos, desde que devidamente controlada e de acordo com as normas, nãotraz em geral prejuízo para o consumidor. Salientando, no entanto, os nitritos como um dos grupos de aditivos mais contestados por originarem no organismo substâncias consideradas cancerígenas. Devem consumir-se de preferência produtos alimentares frescos e recorrer-se o menos possível a produtos onde os aditivos predominem (produtos da charcutaria, refrigerantes, etc.). Com um rígido controlo detoxidade, foi possível estabelecer-se uma estreita relação entre a química e os alimentos: os sabores foram realçados, as aparências melhoraram e os micróbios morreram. Assim pode-se afirmar que o uso de aditivos alimentares possibilitou ao homem uma alimentação mais sadia e higiénica.


Benefícios e Malefícios
Benefícios
O uso dos aditivos alimentares possibilitou ao homem uma alimentaçãomais sadia, segura e higiênica. A ameaça do botulismo, comum em décadas passadas, foi praticamente banida. Hoje os alimentos podem ser guardados por longas datas, mesmo sem refrigeração. Com um rígido controle de toxidade, foi possível se estabelecer uma estreita relação entre a química e os alimentos: os sabores foram realçados, as aparências melhoraram e os micróbios morreram. Os químicos...
tracking img