Adiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Energias Alternativas são aquelas surgidas como soluções para diminuir o impacto ambiental e para contornar o uso de matéria-prima que normalmente é não renovável. Ao utilizarmos as tecnologias disponíveis e ao aproveitarmos toda a riqueza em energia renovável do nosso país, estamos a contribuir para um mundo mais limpo e equilibrado. Como, por exemplo: Nuclear, geotérmica, solar, das ondas,maremotriz (dos mares), eólica, biomassa, biodiesel, hidrogênio.
Tipos de energias alternativas:
Energia nuclear
A energia nuclear, também chamada de atômica, obtém a partis da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, que libera uma grande quantidade de energia. Essa energia deixa unidas as partículas do núcleo de um átomo. Este núcleo é dividido em duas partes, provocando a liberação degrande quantidade de energia
Vantagens:
. O combustível é barato e de fácil transporte.
. É a fonte mais concentrada de geração de energia;
. Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.
Desvantagens:
. É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento;  
. Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados emalto nível na maioria dos países.
. Perigo de acidentes nucleares.

Energia geotérmica
Corresponde ao calor que existe no interior da Terra. Este calor é trazido para a superfície como vapor ou água quente, criada quando a água flui pelos lençóis subterrâneos próximos a rochas aquecidas e usadas diretamente para aquecimento de casas e prédios ou convertida em eletricidade.
Para gerareletricidade o vapor é elevado para a superfície terrestre onde faz girar uma turbina de um gerador elétrico. Assim tornam-se desnecessárias caldeiras que usam carvão ou gás natural.  
Vantagens:
. Não é poluente;
. Possui diversas utilizações.
Desvantagens:
. Energia de baixo rendimento;
. Energia que está limitada a zonas de atividade tectônica;
. Libertação de gases para atmosfera, como osulfureto de hidrogênio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia solar 
A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6000 milhões de anos. Toda a vida na Terra depende da energia do Sol; ela é a fonte de energia para a fotossíntese e para a ocorrência de chuvas através da evaporação da água na superfície terrestre.
Para aproveitar a radiação que nos é fornecidautilizamos os coletores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar excitando os fotões que se movimentam formando assim uma corrente elétrica.
A utilização destes aparelhos não produz lixo nem polui o ambiente, no entanto para que a corrente sejasuficiente para satisfazer a necessidade humana são necessários muitos metros quadrados destes aparelhos. Eles são eficazes mas não conseguem acompanhar o ritmo do consumo humano.
Vantagens:
. A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
.Nas áreas pouco ensolaradas essa energia é limitada.
. Necessita materiais especiais para que os painéis e coletores não afetem o meioambiente.
Energia das ondas
A energia das ondas consiste na transformação da energia resultante do movimento periódico das massas de água para produção de energia eléctrica.
Uma onda de 3 metros de altura contém pelo menos 25 KW de energia por metro de frente. O difícil é transformar eficientemente toda essa energia em eletricidade. Os dispositivos desenhados até hoje são em geral de baixorendimento e a maioria usa o mesmo princípio: a onda pressiona um corpo oco, comprimindo o ar ou um líquido que move uma turbina ligada a um gerador.
Neste tipo de energia, a energia cinética e potencial das ondas é aproveitada através de uma turbina em alto mar que converte esta energia em energia elétrica.
Vantagens:
. Não produz qualquer tipo de poluição.
Desvantagens:
. As instalações não...
tracking img