Teoria da trofobiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Trofobiose
A Teoria da Trofobiose diz que uma planta desequilibrada nutricionalmente torna-se mais suscetível a pragas e patógenos (Doenças). A adubação mineral e o uso de agrotóxicosprovocam inibição na síntese de proteínas, causando acúmulo de nitrogênio e aminoácidos livres no suco celular e na seiva da planta, alimento que pragas e patógenos (doenças) utilizarão para seproliferar.
TROFOBIOSE (trofo=alimento e biose=existência de vida)

A teoria da trofobiose, desenvolvida por Francis Chaboussou apesar de ser conhecida desde a década 60, é raramente ensinada e discutida nafaculdades e orgãos de pesquisa agronômica, pois evidencia os aspectos negativos dos adubos minerais altamente solúveis e agrotóxicos ao metabolismo vegetal; embora seja uma base fundamental para avisão ecológica da agricultura e bastante mencionada por agrônomos ligados ao movimento ambientalista. Dentro dos parâmetros da metodologia científica, este autor interpreta o ataque de insetos e apresença de moléstias como um desequilibrio nutricional causado por estresse hídrico, agrotóxicos, excesso de adubação ou condições climáticas inadequadas que impedem a síntese de proteínas(proteosíntese). Estes fatores acarretam, no tecido vegetal, o acúmulo de açúcares e aminoácidos solúveis que consequentemente não são transformados em em carbohidratos e proteínas (proteólise). A adaptação aoestresse hídrico e outras formas de estresse também é conhecido como o nome de ajuste osmótico. Crescendo em condições nutricionais ótimas, as plantas desenvolvem uma imunidade adquirida a insetos emicroorganismos.
Portanto um vegetal bem alimentado e manejado considerando todas as suas necessidades e equilíbrios, dificilmente será atacado por "pragas e "doenças". As ditas pragas e doenças, morremde fome numa planta equilibrada. Podemos trocar o nome de pragas e doenças para indicadores de mau manejo. Insetos, ácaros, nematóides, fungos, bactérias e vírus são a conseqüência e não a causa do...
tracking img