Adeus professor Adeus professora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto





Adeus professor, adeus professora?
Novas exigências educacionais e profissão docente





José Carlos Libâneo





Cortez Editora

I
PROFISSÃO PROFESSOR OU ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes

Têm sido freqüentes afirmações de que a profissão de professor está fora de moda, de que ela perdeu seu lugarnuma sociedade repleta de meios de comunicação e informação. Estes seriam muito mais eficientes do que outros agentes educativos para garantir o acesso ao conhecimento e a inserção do indivíduo na sociedade. Muitos pais já admitem que melhor escola é a que ensina por meio de computadores, porque prepararia melhor para a sociedade informacional. As questões de aprendizagem seriam resolvidas com atecnologização do ensino. Desse modo, não haveria mais lugar para a escola e para os professores. Numa sociedade sem escolas, os jovens aprenderiam em Centros de Informação por meio das novas tecnologias como televisão, vídeo, computadores. Será assim? Terá chegado o tempo em que não serão mais necessários os professores? Se ainda forem úteis, serão capazes de competir com os meios de comunicação,recursos muito mais poderosos na motivação dos estudantes do que a sala de aula? A instalação de computadores e de outros meios tecnológicos nas escolas substituirá o professor? Ou as próprias escolas irão desaparecer, substituídas por Centros de Informática ou Centrais de Teleeducação e Multimídia? E se a escola não tem lugar na sociedade da informação, haveria necessidade de formar professores,ainda mais considerando-se os baixos salários"-que lhes são pagos e o desprestígio social da profissão?
São perguntas embaraçosas que confundem a cabeça das pessoas. Muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos. Por outro lado, setores ligados a órgãos oficiais(Secretarias de Educação, exemplo) imaginam que a utilizaçãodas novas tecnologias seria suficiente para formar ou capacitar professores, tomando-os técnicos executores de pacotes de instruções. Também não faltam educadores entusiasmados com a ilusão de que a informação recebida dos meios de comunicação1 substituiria a necessidade do domínio de conhecimentos. O presente texto põe em discussão essas questões, argumentando em favor do papel da escola e dosprofessores na sociedade dita pós-industrial, em boa parte caracterizada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
É verdade que o mundo contemporâneo – neste momento da história denominado ora de sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil, ora de modernidade tardia - está marcado pelos avanços na comunicação e na informática e por outras tantas transformaçõestecnológicas e científicas. Essas transformações intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, afetando, também, as escolas e o exercício profissional da docência.
Na esfera econômica, o fenômeno mais importante é a globalização dos mercados, ou como outros preferem denominar, a mundialização da economia. A competitividade internacional leva amodificações nos padrões de produção e consumo. Novas tecnologias de produção afetam a organização do trabalho, modificando cada vez mais o perfil do trabalhador necessário para esse novo tipo de produção. Surgem novas profissões, desaparecem outras. Há uma tendência de intelectualização do processo de produção implicando mais conhecimento, uso da informática e de outros meios de comunicação,habilidades cognitivas e comunicativas, flexibilidade de raciocínio etc.
As mudanças na política são também visíveis, principalmente se pensarmos que os interesses políticos vão sendo subordinados às regras da mundialização da economia. O poder das finanças toma conta do mundo, comprometendo a soberania das nações. Vai desaparecendo a idéia de nação, de valores nacionais, de tradições locais. Os...
tracking img