Adensamento de lodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Adensamento do lodo por flotação

O adensamento por flotação consiste no processo de separação líquido-sólido através de ar difuso, provido pela injeção de bolhas de gás, usualmente ar, na massa líquida. As bolhas de gás aderem às partículas sólidas diminuindo sua densidade, de modo a promover o arraste ou flutuação, até a superfície da massa líquida. (Pacheco & Pessoa, 2005). Formando umaespuma que pode então ser removida da solução. Dessa forma, os componentes da mistura são separados.

Segundo Sperling (1996), o adensamento do lodo ativado é mais eficiente através do método de flotação do que por gravidade. Ainda segundo o autor esse método auxilia na inibição da liberação do fósforo para a massa líquida, uma vez que proporciona condições aeróbicas.

Figura x: Adensador porflotaçãoFonte: Disponível<http://migre.me/bwTWK> acessado dia 22 de out. 2012 | Figura x: Partículas suspensas são arrastadas por uma espuma formada por bolhas de arFonte: Disponível <http://migre.me/bwU7N > acessado dia 22 de out. 2012 |

Durante a flotação convencional o ar é dissolvido sob pressão no efluente tratado, recirculado para um tanque de pressurização, sendo em seguidaliberado no tanque de flotação à pressão atmosférica. Finamente dividido, o ar assim liberado ganha a superfície do tanque, carregando a matéria em suspensão, óleos e graxas e a matéria flutuante. O material flotado forma uma camada de lodo na superfície, que é raspada por um braço raspador e coletada em dispositivos especiais.

A atração entre as bolhas de ar e as partículas é o resultado dasforças de adsorção, função das características da superfície da partícula em suspensão ou da propriedade de agrupamento da partícula ou floco. Essa ligação das bolhas de ar às partículas reduz a densidade do aglomerado, resultando num aumento da flutuabilidade. 

Em tratamento de efluentes, a flotação é utilizada, principalmente, para remoção de sólidos suspensos, óleos e graxas e adensamento delodo biológico em grandes estações (lodo com pelo menos 4% de teor de sólidos). 
A principal vantagem desse sistema, em comparação à sedimentação, consiste na remoção de partículas pequenas e de baixa velocidade de sedimentação com elevada eficiência e pequeno tempo de detenção.

Adensamento por Centrifugação

O adensamento por centrifugação costuma ser indicado quando a desidratação do lodojá é realizada também por centrifugação. Dessa forma facilita-se o aspecto de manutenção de equipamentos, sendo igualmente possível usar uma mesma centrífuga como unidade reserva para o adensamento e para a desidratação. Sua utilização, no entanto está limitada ao lodo secundário.

As centrífugas modernas já não necessitam de adição de polímeros, embora estes melhorem as características decaptura de sólidos no centrado. Eficiências em relação ao teor de sólidos obtidos no lodo adensado podem variar de 4 e 8%.

Figura x: Equipamento para Centrifugar lodoFonte: disponível em http://migre.me/bwSs4 acessado 28 out. 2012. | Figura x: Patente de outro equipamento para centrifugarFonte: disponível em http://migre.me/bwSym acessado 28. out.2012 |

Adensamento por Filtro prensa e Mesas deEsteira

A eficiência desse método quanto a viabilidade técnica dos processos de adensamento e desidratação depende primordialmente das condições de pré-condicionamento do lodo, da carga de sólidos aplicada, das condições operacionais dos equipamentos e do tipo de material a ser adensado. Na prática e em escala real, uma concentração de sólidos variando de 2,5 à 4,5% pode ser obtida peloadensamento mecânico, enquanto que com a desidratação por filtro prensa de esteira pode-se chegar até à 50%. (SOUZA)

Mesas de esteira também podem ser utilizadas como forma de adensamento de lodo secundário. Esse equipamento pode apresentar um lodo adensado com até 7 a 8% de sólidos e requer a adição de polímeros.

CONCLUSÃO

Através do presente trabalho foi possível estudar as diversas técnicas...
tracking img