Ad1 filosofia adm pub

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A.D. 1 de Filosofia e Ética

Curso: Administração Pública
Aluno: Bruno Jorge Neres

Resolução das questões da apostila filosofia e ética modulo 1 página 35

Questão 1Resposta:
A Filosofia sistematizada nasce na Grécia , devido a necessidade de resolver problemas advindos principalmente com a consolidação da democracia direta em Atenas. Oque garante aos gregos a invenção da filosofia é o fato dela se basear em explicações racionais,ela usa a razão como um elemento universal para resolver problemáticastambém de cunho universal. A cultura de diversos outros povos não pode ser chamada de filosofia pois se usa de misticismo e não é universal.

Questão 2

Resposta:
A Filosofia,pro senso comum, é tida como uma ciência que busca o “por que”,causas e fundamentos dos fatos. Também seria o pensamento e conhecimento de uma sociedade ou um ser. Segundoos gregos não seria uma ciência,pois para a ciência não interessa saber por que é tal lei. A filosofia se desprende de subjetividade ,fazendo uma análise de reflexão sobretais fatos. Buscando as causas,motivos e o “por que” de forma racional.


Questão 3

Resposta :
A filosofia é a raiz da ideia moderna de ciência, pois a pretensão de terum conhecimento objetivo,neutro e universal veio primeiramente da filosofia. Na antiguidade e até mesmo na Idade Média, ciência e filosofia se equivaliam pois,ao contráriode outros saberes como mitologia e teologia, tinham fundamentação racional. Tal distinção só foi estabelecida na modernidade. A principal diferença é que a ciência modernabusca o conhecimento da realidade a partir das partes e preocupa-se com o “como” da realidade. Já a filosofia busca conhecer o todo como tal e preocupa-se com o “por que”.
tracking img