Acustica ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
08 e 09 de junho de 2012 ISSN 1984-9354

AVALIAÇÃO DE CONFORTO ACÚSTICO AMBIENTAL EM EDIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL ESTUDO DE CASO: ESCRITÓRIO VERDE CURITIBA/PR
Janice Mello Mattos Habib Gregori UTFPR Adriano Mello Mattos Habib Gregori UTFPR Eloy Fassi Casagrande Junior UTFPR

Resumo A sustentabilidade é uma forte tendência global. As edificações de madeira são sem sombra de dúvidas uma excelentealternativa, do ponto de vista ambiental, para o setor de construção civil. Vale, no entanto o questionamento relativo aos demais aspectos de uma edificação, sendo seu potencial de conforto acústico, um dos aspectos mais importantes para a aceitação dessas construções por um indivíduo. Sabe-se ainda que em ambientes pouco ergonômicos, as pessoas têm propensões a desenvolver uma série de distúrbios edoenças típicas, sejam de ordem fisiológica ou mesmo psicológica. Nesta ótica as edificações sustentáveis de madeira têm um foco especial, por se tratarem de construções consolidadas em países desenvolvidos, como EUA e Canadá, representando cerca de 90% das habitações da população; por serem de construção rápida, durável e segura. Torna-se bastante lógico a utilização desse modelo construtivosustentável no Brasil, quando se considera seu grande potencial florestal. Por fim o que se visa neste trabalho é determinar o real nível de conforto acústico de um escritório sustentável quando submetido ao intenso ruído em uma das vias de trânsito mais importantes de um grande centro urbano, se esse apresenta melhor desempenho de atenuação acústica que uma edificação convencional de alvenaria, e ainda seos resultados obtidos são comparáveis com os níveis de aceitabilidade ou ainda de conforto da NBR 10152/1987.

Palavras-chaves: atenuação acústica, conforto acústico ambiental, ergonomia, sustentabilidade.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
08 e 09 de junho de 2012

1. Introdução
O setor de Construção Civil é certamente um dos mais importantes no desenvolvimento e bem estarsocioeconômico, no entanto é conhecido ainda como uma das atividades mais impactantes ao meio ambiente, quer alterando as condições naturais da paisagem sem a realização de estudos mais profundos, pelo consumo excessivo de recursos naturais ou mesmo pela geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas (PINTO, 2005). É visível a tendência de mudança no cenário brasileiro frente àsnecessidades atuais de novas de técnicas e tecnologias menos impactantes, contudo o preconceito no Brasil em relação às edificações de madeira ainda é muito grande. Já nos Estados Unidos da América e no Canadá, é perceptível um cenário bastante diferente, onde cerca de 90% das moradias são edificadas predominantemente com sistemas de construção por quadros de madeira (wood-frame), tendo relatos dealgumas destas edificações com mais de 200 anos de existência (ANDERSON, 1973). A poluição sonora é atualmente, depois da poluição da água e do ar, o problema que mais acomete as pessoas. Um dos maiores efeitos do ruído, mesmo em índices relativamente baixos e que não são diretamente prejudiciais à saúde, é o fator distração. O conforto ambiental em uma série de atividades laborais se tornaessencial e, sobretudo uma variável de produtividade. As atividades de escritório estão entre as mais atingidas pelo desconforto acústico proveniente dos grandes centros urbanos (WHO, 2011).

Objetivo
O Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR tem por finalidade desenvolver a política de sustentabilidade do campus Curitiba, unindo pesquisadores, professores, estudantes epessoal administrativo. Neste caso, a meta é implantar uma série de programas para se reduzir o impacto ambiental das atividades acadêmicas e também servir de referência a outras instituições de ensino e empresas. Sendo avaliar o conforto acústico ambiental desta edificação o principal objetivo deste trabalho. A sede do Escritório Verde foi construída em 2011 em parceria com mais de 50 empresas...
tracking img