Acupuntura e psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE PSICOLOGIA

SCHIRLEI SCHEFFER PEREIRA

ACUPUNTURA E PSICOTERAPIA

CRICIÚMA, JUNHO DE 2010

SCHIRLEI SCHEFFER PEREIRA

ACUPUNTURA E PSICOLOGIA

Trabalho solicitado pela professora Elenice de Freitas Sais, em comprimento parcial da disciplina de Modelos Emergentes em Psicoterapia, do Curso de Psicologia daUniversidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

CRICIÚMA, JUNHO DE 2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
2.1 Histórico da Acupuntura 05
2.2 Yin e Yang 06
2.3 A aplicação do Yin e Yang na medicina 09
2.4 Os Cinco Elementos 09
2.5 Psicologia e Acupuntura 16

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

4 REFERENCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

A psicologia procura amenizar osofrimento humano, desde modo vem oferecendo diferentes formas corretas e eficazes para tratar conflitos e sofrimentos inerente ao ser humano.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos que ligam acupuntura e a Psicologia. Tendo como foco, definir quais o motivos que levam a Acupuntura a ser reconhecida enquanto um trabalho complementar do Psicólogo. Entãopara se concretizar este objetivo, é de fundamental importância que este trabalho apresente os pressupostos básicos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Histórico da acupuntura

A acupuntura faz parte da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), sendo que sua história é muito antiga, sendo utilizadas milhares de anos no extremo oriente. Do século XVII emdiante estas técnicas foram introduzidas na cultura ocidental, sendo utilizadas continuamente no ocidente, enquanto princípio terapêutico, a partir do século XX.
A Medicina Tradicional Chinesa é composta de diversos métodos de tratamentos, entre eles a fitoterapia chinesa, que é o uso de ervas para o tratamento clínico, a massoterapia, que são massagens, entre outros.A Acupuntura consiste no uso de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de “pontos da acupuntura”, para obter efeito terapêutico em diversas condições .
Segundo Sussmann, apud, Bernardo (2006), de acordo com os registros a Acupuntura tem em torno de cinco (5) mil anos. Porém, suas origens não estão delimitadas com precisão pelos estudiosos e pesquisadores. Não sesabe exatamente quando começou o uso das agulhas nos pontos de Acupuntura, o que pressupõem-se é que sua origem tenha cinco (5) mil anos, e que ela tenha então nascido na China. Porém nada é comprovado.
No entanto, o que se sabe, de acordo com alguns autores, é que na antiguidade, eram utilizadas agulhas de pedra; estas agulhas eram inseridas no organismo, em pontos específicos, e estaspromoviam um re-equilibrio geral do organismo. (SUSSMANN, apud, BERNARDO, 2006).
O tempo passou, e conforme ocorreu o desenvolvimento das ciências, na China os equipamentos então utilizados pela acupuntura foram sofrendo modificações, sendo aperfeiçoados pelos médicos e especialistas que faziam a utilização do mesmo. Sendo então substituída, primeiro pelo bronze, e em seguida pelo ferro,substituindo assim a agulha de pedra.
Para compreendermos a MTC, é necessário entender o conceito de Yin e Yang, e os cinco elementos, ambos essenciais na Medicina Tradicional Chinesa, estes conceitos servem para interpretar o fenômeno natural, incluindo o organismo humano, tanto na saúde como nas patologias.

2.2 Yin e Yang

O Yin e Yang são princípios ou forçascomplementares, opostas. Este princípio vem de um sistema filosófico chinês. Um livro muito famosos e conhecido na china, é o I Chin, este livro trás sessenta e quatro hexagramas, que são combinações entre os conceitos de Yin e Yang.
Yin e yang representam qualidades opostas mas também complementares. Cada coisa ou fenômeno poderia existir por si mesmo ou pelo seu oposto. Alem disso Yin contém a...
tracking img