Acontecimentos...!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 2
1-Contextualização Teórica 3
1.1-Pratica Baseada na evidência 3
1.1.1– Definir a pregunta 4
1.1.2 – Planear e realizar a revisão da literatura 4
1.1.3 – Avaliar criticamente a literatura 5
2- Procura de evidência 6
2.1 - PICO 6
2.2 - Pesquisa bibliográfica de evidências 6
2.3 - Análise crítica dos estudos obtidos 6
2.3.1 – Estudo1 6
2.3.2 – Estudo2 6
2.3.3 – Estudo36
2.3.4 – Estudo4 6
2.3.5 – Estudo5 6
3-Conclusao 6
Bibliografia 6
Web grafia 6

Introdução

No âmbito da disciplina de Prática Baseada na Evidência, inserida no mestrado de enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, 1º ano, 1ºsemestre, realizou-se o presente trabalho, desenvolvido a partir da formulação da seguinte questão: Qual a influência do uso da chupeta nos recém-nascidos naduração da amamentação?
Na conceção deste trabalho os princípios são inerentes a pártica baseada na evidência e de como pode ser aplicada a prática dos cuidados em enfermagem, segundo a questão formulada anteriormente. Isto é, procura enquadrar as evidências descobertas com as suas implicações práticas, com finalidade de promover a qualidade dos serviços de saúde.
Este trabalho encontra-sedividido em dois capítulos, contextualização teórica e procura de evidência. Na contextualização teórica descrevemos a matéria que engloba a prática baseada na evidência. O último capítulo procura identificar e contextualizar as evidências procuradas, através da questão formulada e da sua análise critica.

1-Contextualização Teórica

Os avanços tecnológicos exigem novas atitudes, condutas e formasde pensar e ser na prática profissional do enfermeiro, Assim, é necessário compreender o impacto que estes apresentam no cuidado, no sentido de validar conhecimentos e produzir evidências que apoiem a sua aplicação. Surge então a necessidade de pesquisas que comprovem o efeito das intervenções atuais, tornando-as mais confiáveis.

Segundo GALVAO, (1998 p.2) “Acreditamos que o enfermeiro deverádesempenhar uma gerência voltada para as transformações, ou seja, inovadora, tendo como eixo norteador a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e ainda buscar estratégias que possibilitem maior satisfação para a equipe de enfermagem no seu dia-a-dia de trabalho.”

1.1-Pratica Baseada na evidência

A Prática Baseada na Evidência teve origem na medicina, (MBE) surgiu no Canadá (McMaster University) e no Reino Unido (Oxford University) em 1992.
As práticas clínicas baseadas em evidências partem do princípio, segundo o qual a decisão a respeito da condução do caso do paciente deve estar baseada na melhor evidência científica disponível. Existe um consenso na literatura segundo o qual decisões sobre status e cobertura de novas tecnologias devem ser feitas baseadas emevidências com boa qualidade de eficácia. (HAILEY; HARSTALL 2001).
Através da evidência científica podemos dar credibilidade a uma tomada de decisão, visto que, esta fundamentada nas pesquisas que nos indicam fidelidade ou não de um conhecimento.
A aplicação da PBE na prática profissional do enfermeiro segue alguns passos:

1- Definir a pregunta;
2- Planear e realizar a revisão da literatura;3- Avaliar criticamente a literatura;
4- Integrar a evidência na prestação de cuidados;
5- Avaliar o processo.

1.1.1– Definir a pregunta

A questão clínica surge a partir da identificação da necessidade de um cuidado a um paciente.
Segundo os autores CRAIG e SMITH (2004, p.25-26) “ Uma questão formulada cuidadosamente maximiza a possibilidade de evidência relevante de altaqualidade, ser identificada e incorporada apropriadamente no processo de tomada de decisão.”

Uma boa questão clínica deve ser formulada englobando a estratégia PICO: (SACKETT et al, 1997)

* População;
* Intervenção;
* Comparação;
* Resultado.

1.1.2 – Planear e realizar a revisão da literatura

“O conceito de evidência não está solidamente estabelecido, de forma que tem sido...
tracking img