Acne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Acne é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros, principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Um dos produtos usados para essa doença é o sebonormine, um extrato natural, eficaz porreduzir a secreção oleosa da pele.
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes, manchas e ferimentos.
Em alguns casos, de discriminação, as pessoas acometidas pela doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social. A acne atinge a vidasocial do individuo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional.
O objetivo deste trabalho é divulgar um tratamento eficaz para acne. De forma mais especifica explicar ou mostrar nova forma de tratamento com o extrato sebonormine, derivado da Spiraea Ulmaria.
Este trabalho se justifica devido à dificuldade detratar a acne, embora existam muitos remédios e o avanço tecnológico, a acne é sempre um problema na vida de muitas pessoas, principalmente na adolescência sofrem com a acne.
Portanto, novas formas de tratamento são de ajuda para os que sofrem com a acne.
A pesquisa foi feita na internet em sites confiáveis, sites de laboratórios, jornal, revistas on line.









2. Acne

O termoacne vem do grego Akme, que significa ponta. Acne é uma alteração de pele que pode ocorrer praticamente em todas as pessoas, de qualquer idade.
A acne é uma dermatose extremamente comum. Em recente levantamento epidemiológico realizado pela sociedade Brasileira de dermatologia, a acne foi a causa mais frequente de consultas ao dermatologista, correspondendo a 14% de todos os atendimentos.
Osprincipais fatores etiopatogênicos relacionados com a acne são:
• Produção de andrógenos pelo corpo;
• Produção excessiva de sebo;
• Alteração na descamação do epitílio do ducto da glândula sebácea;
• Proliferação de Propionibacterium acnes;
• Respostas inflamatórias e imunológicas do individuo.
Quanto aos andrógenos, estes regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A secreçãosebácea depende da ação dos hormônios androgênicos (sexuais) de origem gonodal (ovários, na mulher e testículos nos homens).
Existe também uma tendência hereditária na acne. O aumento do tamanho e atividade da glândula sebácea na puberdade e a alteração folicular podem ter influência genética. Quando ambos os pais tem acne é de 50% a possibilidade de aparecimento da acne, com gravidade variável. Porisso, em pacientes cujos pais tiveram acne grave ou cicatrizes de acne deve-se iniciar o tratamento o mais precoce possível (Buona Vita, 2012, p. 105 - 106).
A acne é uma doença frequente, autolimitada, multifatorial, que acomete os folículos sebáceos e geralmente se inicia na adolescência. As lesões podem surgir já na idade de oito a dez anos nos rapazes e nas meninas até um ano antes damenarca. A prevalência aumenta regularmente durante toda a adolescência, diminuindo, posteriormente, na idade adulta. Embora a acne se instale mais precocemente nas meninas, as formas intensas da moléstia acometem dez vezes mais os rapazes (até 15% de acometimento).
Os principais fatores envolvidos na potogênese da acne são aumento da produção de sebo, ceratinização anormal do epitélio folicular eproliferação de Propionibacterium acnes e inflamação. A intensidade do quadro geralmente pode ser correlacionada ao volume de sebo secretado (WIKIPEDIA, 2012).
Pacientes portadores de formas intensas de acne usualmente apresentam glândulas sebáceas ativas e volumosas, óstios foliculares proeminentes (poros dilatados) e pele oleosa (seborréia).
Os andrógenos constituem o único estimulo para o...
tracking img