Acidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Dentre os conceitos químicos mais importantes encontram-se dois grupos conhecidos há muito tempo. São os ácidos e as bases.

As bases são substancias que aceitam (reagem com) íons H+. Elas produzem íons hidróxido (OH⁻) quando dissolvidos em água. Compostos iônicos de hidróxido, como o NaOH, KOH e Ca(OH)₂, estão entre as bases mais comuns. Quando dissolvidos em água, dissociam-seem seus íons componentes, introduzindo íons OH⁻ na solução. Compostos que não contem íons OH⁻ podem também ser base. A amônia (NH₃) é uma base comum. Quando adicionada na água, aceita um íon H+ da molécula de água e, conseqüentemente, produz um íon OH⁻.

Os ácidos são substancias que se ionizam em solução aquosa para formar íons hidrogênio, aumentando a concentração de íons H(aq)+. Uma vez queo átomo de hidrogênio possui apenas um elétron, H+ é simplesmente um próton. Portanto, os ácidos são comumente chamados de doadores de prótons.

Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases têm gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do queo paladar. É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).

Pode-sedeterminar também o caráter da solução através da adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromotimol.

As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência éresultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado.

O tipo mais importante de solução mista é denominada tampão. Soluções tampão são resistentes a variação de pH. Ou seja, uma solução em que o pH tende a permanecer o mesmo, ou pelo menos não se alteraapreciavelmente após a adição de bases ou de ácidos fortes.

Geralmente as soluções tampão são preparadas a partir de um par ácido-base conjugado. Os químicos empregam as soluções tampão para manter o pH de soluções sob níveis predeterminados relativamente constantes.

Um exemplo de tampão ácido é uma solução de ácido acético e acetato de sódio, que, da mesma maneira que o exemplo já citadoanteriormente, estabelece um equilíbrio químico da seguinte maneira:

CH3COOH (aq) + H2O(l) ⇌ H3O +(aq) + CH3COO-(aq)

Quando se adiciona um ácido, os prótons se ligam aos íons CH3COO-, formando moléculas de CH3COOH; quando uma base é adicionada à solução, os íons OH- retiram o próton do ácido, formando íons CH3COO-. Desta forma, a solução sempre permanece em uma faixa de pH quase que constante, podendovariar em quantidades muito pequenas.

Já um tampão básico é uma solução aquosa de uma base fraca com o seu ácido conjugado na forma de sal. Ele estabiliza soluções no lado básico da neutralidade, ou seja, soluções com pH>7. Um exemplo de tampão básico é uma solução de amônia e de cloreto de amônio:

NH3 (aq) + H2O (l) ⇌ NH4+ (aq) + OH- (aq)
Titulação é o procedimento usado para medir aconcentração da solução em questão. As titulações de neutralização são largamente empregadas para determinar as quantidades de ácidos e bases. Além disso, podem ser utilizadas para monitorar o progresso das reações que produzem ou consomem íons hidrogênio.

2 OBJETIVOS

* Identificar experimentalmente ácidos e bases
* Observar as propriedades dos indicadores
* Verificar as...
tracking img