Acidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline

Química

Silvana Sain





















Ácidos e Bases















Leonardo




Paulo

William

2ª 211

Bento Gonçalves, dia 16 de junho de 2011

Objetivo

Verificar a propriedade funcional de ácidos e bases. Verificar as colorações assumidas pelos indicadores na presença de soluçõesácidas e básicas.

















































Introdução

Ácido

Ácido é toda substância que ao ser dissolvido em água sofre ionização e apresenta como único tipo de íon positivo o H+. Azedo, uma de suas características, forma solução aquosa condutoras de eletricidade, mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácidos).Os ácidos são conhecidos como “doadores de prótons”.

Classificação dos ácidos:

❖ Número de elemento= binário, ternário, quaternário.

❖ Presença de oxigênio= hidrácidos (não apresenta o oxigênio) são fortes os ácidos HCl, HBr, HI. HF é o único moderado e os demais são fracos. E oxiácidos (apresenta o ânion oxigênio).

❖ Número de hidrogênio= monoácidos, diácidos, triácidos,tetrácidos.

❖ Volatilidade (ponto de ebulição) = fixos, ponto de ebulição alto, e voláteis, ponto de ebulição baixo.

❖ Força de ácidos= um ácido forte é aquele que se ioniza completamente na água. Um ácido fraco também libera íons H+, porem parcialmente, estabelece um equilíbrio químico.

❖ Ácidos “moles” e “duros” = referem-se a dificuldade ou facilidade com que as “nuvenseletrônicas” podem ser deformadas. Este ponto de vista é importante para análise de estabilidade/força de ligação entre ácidos e bases, influenciando áreas da química como catálise.

Bases

Bases ou hidróxidos são compostos que, por dissociação iônica, liberam como íon negativo apenas o ânion OH-(hidroxila ou oxidrila). São tóxicas e corrosivas, sabor adstringente; isto é “prendem a língua”.Soluções aquosas condutoras de eletricidade. Fazem voltar á cor primitiva dos indicadores, se for alterada por um ácido. Tem sabor amargo e são semelhantes ao sabão quando as tocamos. São conhecidas como “aceitadoras de prótons”.

Classificação das bases:

❖ Número de oxidrila= monobase, dibase, tribase, tetrabase.

❖ Grau de ionização= Forte;composto pelas famílias 1A e 2ª (tabelaperiódica), pois já são iônicos. Fraca; composto pelo hidróxido de amônio e dos hidróxidos dos metais em geral (exceto as famílias 1A e 2ª) que já são molecurares.

❖ Solubilidade em água= Solúveis; família 1ª e o hidróxido de amônio. Poucos solúveis; família 2ª. Insolúveis; todos os demais (exceto a F: 1A e F: 2A).





Material e reagentes utilizados



Material de laboratório:

❖Placas de petri

❖ Pipetas

❖ Gral de porcelana

❖ Pestilo







Reagentes:

❖ Solução de alaranjado de metila

❖ Solução de fenolftaleína

❖ Limão( suco do limão)

❖ Maçã

❖ Repolho roxo

❖ Laranja

❖ Banana

❖ Tomate

❖ Sabão de coco

❖ Creme dental (pasta de dente)

❖ Leite de magnésiaProcedimento

Utilizou-se a placa de petri, no mesmo colocaram-se reagentes, tais como o suco de limão, após dividi-lo em duas partes, cada qual em um recipiente, adicionou-se com a pipeta respectivamente fenolftaleína e alaranjado de metila. Constatou-se que o suco de limão é considerado um ácido, pois na presença de fenolftaleína, observou-se que sua cor nãoalterou, permanecendo então incolor. E na presença de alaranjado de metila analisou-se que o suco de limão apresentou a cor vermelha. Tecnicamente conclui-se em experiências laboratoriais que o suco de limão é um ácido.

Obs: Todos estes procedimentos foram realizados também com as outras frutas (banana, maçã, laranja, tomate, repolho roxo) e com o creme dental, o sabão de coco e o leite...
tracking img