Trabalho de direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFPR - Instituto Federal do Paraná
Curso: Técnico em Administração, Módulo I, Etapa I,
Alunos: Ana Lucia Santos de carvalho
Rafaela Marys S. de Carvalho


A ÉTICA NOS NEGOCIOS EMPRESARIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Introdução

Ética é uma palavra que todos sabem o que é, mas que não é fácil de explicar. É o juízo de apreciação que se referem à condutahumana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

A ética tem, portanto, reflexos simultaneamente individuais e sociais. Agir eticamente é construir o próprio caráter em direção à virtude e também construir o bem comum tal como o entendeu em nosso meio. A sustentação das empresas tem como um de seus pilares as relações éticas, a qual facilita a sua permanência no mercado.A idéia inspiradora e motivadora da gestão responsável de uma empresa deve ser a sua reputação, ou seja, ser publicamente reconhecida como uma empresa ética e socialmente responsável, empenhada em salvaguardar os direitos humanos e atentos às questões sociais e ambientais.

No contexto empresarial devemos educar a nossa vontade para não invadirmos A educação da nossa vontade deve passar porum equilíbrio entre o que eu posso e o que eu não posso fazer no coletivo, somos seres sociais e precisamos prestar atenção às nossas atitudes. Quando vivemos em um ambiente profissional que há um conjunto de princípios e valores definidos que sejam partilhados, as chances de sermos éticos são muito maiores.










IFPR - Instituto Federal do Paraná
Curso:Técnico em Administração, Módulo I, Etapa I,
Alunos: Ana Lucia Santos de carvalho
Rafaela Marys S. de Carvalho
Bira

A ÉTICA NOS NEGOCIOS EMPRESARIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Desenvolvimento

Quando ampliamos nossa visão sobre o real significado da palavra concorrência, verificamos uma série de valores que podem representá-la e que não se limitamtão somente às entidades similares que disputam os mesmos mercados. Na verdade seu verdadeiro significado é tudo que pode afetar o rumo esperado das nossas atividades. Começando pelo não desenvolvimento de um clima interno que favoreça as relações humanas em prol de uma condução equilibrada dos objetivos e as táticas para a execução dos negócios.

Lidar com a concorrência requer criatividade,percepção de mercado e ousadia. Vale lembrar que a concorrência pode ser muito útil, pois ela pode apontar onde sua empresa deixou de atuar, mostrar novos caminhos, despertar da acomodação e nos ensinar a melhorar.

Diante de um cliente é fundamental agir com naturalidade e segurança ao falar de sua concorrência. Confie no seu produto, pois se ele não for confiável é melhor trabalhar com outroque realmente seja.

Não critique seus concorrentes: ética é indispensável e, hoje em dia ela deve ser valiosa nas relações pessoais e comercias; não deprecie, apenas conheça e trabalhe os pontos fortes do seu negocio, criando maneiras criativas de destacá-lo no mercado oferecendo exatamente o que o seu cliente necessita.

Quando tratamos da dimensão ética no contexto empresarial não podemosfazer tudo o que pensamos ou que gostaríamos, temos que educar a vontade para não invadirmos o espaço do outro.





IFPR - Instituto Federal do Paraná
Curso: Técnico em Administração, Módulo I, Etapa I,
Alunos: Ana Lucia Santos de carvalho
Rafaela Marys S. de Carvalho
Bira

A ÉTICA NOS NEGOCIOS EMPRESARIAIS COMO DIFERENCIALCOMPETITIVO

Ser ético é gerenciar o seu comportamento, ninguém é ético ou não ético o tempo todo. A educação da nossa vontade deve passar por um equilíbrio entre o que eu posso e o que eu não posso fazer no coletivo, somos seres sociais e precisamos prestar atenção às nossas atitudes. Quando vivemos em um ambiente profissional que há um conjunto de princípios e valores definidos que sejam...
tracking img