Acido sulfurico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. Introdução 2
2.1. Considerações 2
2.2. Histórico 3
2.3. Importância 4
2.4. Característica higroscópica 5
2.5. Grau de ionização 6
2.6. Questões 7
2. Objetivo 11
3. Materiais e reagentes 12
4.7. Materiais 12
4.8. Reagentes 12
4. Procedimento 13
5.9. Ação como desidratante 13
5.10.Produção e verificação do caráter ácido e produção 13
5. Resultados/Discussão 14
6.11. Experimento 1 14
6.12. Experimento 2 14
6. Conclusão 16
7. Referências 17

1. INTRODUÇÃO
1.1. Considerações

O ácido sulfúrico é um composto químico inorgânico, cuja fórmula é H2SO4. É um líquido incolor, viscoso e oxidante muito forte, pouco volátil, seu ponto de ebulição é338°C, densidade 1,84 g/cm3 e massa molar de 98 g/mol. É solúvel na água em qualquer concentração, liberando grande quantidade de calor. Na ausência de água não reage com metais para liberar hidrogênio gasoso.
Embora possa ser feito ácido sulfúrico à concentração de 100%, tal solução perderia SO3 por evaporação, de maneira que restaria no final ácido sulfúrico a 98,3%. A solução com estraconcentração é mais estável para a armazenagem e por isso é a forma usual do ácido sulfúrico "concentrado". Outras concentrações do ácido sulfúrico são usadas para diferentes fins:
* 33,5%: baterias ácidas (usado em baterias de chumbo-ácido);
* 62,18%: ácido de câmara ou ácido fertilizante;
* 77,67%: ácido de torre ou ácido de Glover;
* 98%: concentrado (altamente desidratante).
O ácidosulfúrico também existe em diferentes purezas. O H2SO4 técnico é impuro e frequentemente colorido, mas é apropriado para a fabricação de fertilizante. O ácido sulfúrico de grau farmacêutico é usado para produzir fármacos e pigmentos.
Em soluções aquosas diluídas, o H2SO4 atua como um ácido forte. O primeiro próton se dissocia rapidamente, formando hidrogenossulfatos e o segundo próton sedissocia com menos facilidade, com a formação de sulfatos.
A reação de hidratação do ácido sulfúrico é altamente exotérmica. Se a água for vertida sobre o ácido sulfúrico concentrado, poderá ferver e espirrar de forma perigosa. Sempre deve-se adicionar o ácido sobre a água e não o contrário. A reação consiste em formação de íons hidrônio, da seguinte forma:

E ainda:

O ácido sulfúrico funde a 10,5°C, formando um líquido viscoso. Apresenta fortes ligações de hidrogênio, e na ausência de água não reage com metais para produzir H2.

1.2. Histórico
O antigo nome do ácido sulfúrico era Zayt al-Zaj, ou óleo de vitríolo, criado pelo alquimista medieval islâmico Jabir ibn Hayyan (Geber), que também é o provável descobridor da substância.
Desde o século X, já se conhecia o ácidosulfúrico, e uma das primeiras metodologias relatadas na literatura para a sua produção envolvia a destilação seca do sulfato de ferro (II) heptahidratado (FeSO4.7H2O) ou do sulfato de cobre (II) pentahidratado (CuSO4.5H2O). Sabe-se hoje que a decomposição térmica destes sais leva à formação dos correspondentes óxidos de ferro (II) e de cobre (II), além da liberação de água e do gás trióxido de enxofre, queposteriormente reagem entre si produzindo uma solução diluída de ácido sulfúrico. Este ácido era comumente conhecido como óleo de vitríolo, palavra que advém do latim "vitrum", referindo-se a aparência dos cristais dos sais inorgânicos mencionados.
No século XV, Basilius Valentinus usou a queima do nitrato de potássio (salitre) com enxofre para a preparação do ácido sulfúrico.
Com o advento daRevolução Industrial (a partir do século XVIII), que iniciou-se na Inglaterra, certos produtos químicos tornaram-se de interesse comercial necessários em grande escala. O ácido sulfúrico foi o primeiro desses. Deste modo, os industriais ingleses investiram um grande capital, tempo e esforço na tarefa de melhorar o processo de produção de ácido sulfúrico. Pequenos ganhos na produção levaram...
tracking img