Acido sulfurico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁCIDO SULFÚRICO

INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que o acido sulfúrico é tido como indicador que mede o desenvolvimento de um país, pois este produto químico tem uma enorme importância na indústria de base, sendo o composto mais utilizado, ficando atrás apenas da água. Assim sendo definido como matéria-prima mais útil para indústria química.
Pode ser chamado, por uma abordagem mais química, comosulfato de hidrogênio ou mais exatamente como tetraoxossulfato (VI) de hidrogênio. 

É tratado popularmente, cada vez mais em abandono na língua portuguesa, apenas sendo citado em livros,
Por vitríolo, antigo nome oriundo de ”Zayt al-Zaj”, ou óleo de vitríolo, da origem de seu conhecimento pelo
Alquimista medieval iraniano Jabir ibn Hayyan (Geber), considerado costumeiramente como o prováveldescobridor deste composto químico.

Objetivo
Abordar determinadas características físicas. Suas aplicações no processo industrial, suas aplicações dentro da indústria, riscos do manuseio e exposição.

.História
 Credita-se a descoberta do ácido sulfúrico ao alquimista medieval árabe Geber, no século IX. Também ao alquimista persa Al-Razi é creditada as primeiras descrições destasubstância. Os métodos de produção do ácido sulfúrico destes alquimistas foram popularizados pelos trabalhos de alquimistas europeus, como Albertus magnus (no século XIII), apartir do sylfato de ferro e do sulfato de cobre. Já no século XVII, o químico Johann Glauber, teuto-holandês, preparou o ácido sulfúrico pela queima de enxofre com salitre (nitrato de potássio) com a presença de vapor d’água. Em1736, um farmacêutico de Londres, Joshua Ward, iniciou a produção em larga escala do ácido sulfúrico através deste método.
Em 1746, John Roebuck, de Birmingham, começou a produzir o ácido sulfúrico pelo método de Ward em câmaras recobertas por chumbo, resistente ao ácido sulfúrico e capazes de ganhar grande escala, pela sua resistência mecânica, permanecendo como o método padrão praticamente pelospróximos dois séculos.
Aperfeiçoamentos posteriores deste processo pelo químico francês Gay-Lussac e pelo químico britânico John Glover melhoraram a concentração do ácido obtido. Nos séculos XVIII e XIX foi inteiramente produzido pelo processo de câmaras de chumbo.
Em 1831, Peregrine Phillips, comerciante de vinagre britânico, patenteou um processo mais econômico para produzir tri óxido de enxofree ácido sulfúrico concentrado, conhecido hoje como processo de contato. O ácido sulfúrico forma-se naturalmente a partir de emissões vulcânicas, as quais produzem dióxido de enxofre que se oxida na atmosfera e posteriormente reage com a umidade do ar. Além disso, forma-se em aborbulhamento em massas d’água próximo a atividade vulcânica e lagos formado dentro de crateras vulcânicas.
Tambémforma-se juntamente com o cloreto de hidrogênio, e consequentemente o ácido clorídrico, no contato de lava vulcânica com água do mar.
O sistema binário ácido sulfúrico-água é interessante por várias razões, havendo um grande um grande número de espécies de hidrato conhecidas ou que se acredita existir, desde o mono hidrato, o di-, um suspeito tri-, e tetra hidratos, pouco caracterizados 6 ½-hidrato eainda maiores hidratações que podem ser de 8 -, 9 -, 9 ½ -, ou mesmo 10-hidrato (ver diagrama nosso artigo sobre as propriedades químicas do ácido sulfúrico). Estes hidratos são susceptíveis de ocorrer na estratosfera da Terra e pode fornecer
Locais para a condensação de nuvens de gelo de alta altitude, que pode afetar significativamente o clima da Terra, em especial após as erupções vulcânicas,quando se depositam grandes quantidades de enxofre na atmosfera superior.
 Investigações sobre o diagrama de fase do sistema binário líquido-sólido H2SO4/H2O por meio de calorimetria exploratória diferencial (DSC, differential scanning calorimeter) altamente sensível e espectroscopia de infravermelho de filmes finos tem sido desenvolvidas. Em particular, tem sido investigadas a região de gelo...
tracking img