Mestrado bosque da ciencia inpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS
AILTON CAVALCANTE MACHADO
ANA CONCEIÇÃO NOGUEIRA DA SILVA

BOSQUE DA CIÊNCIA - INPA

MANAUS
2012
BOSQUE DA CIÊNCIA - INPA

BREVE APRESENTAÇÃO
O Bosque da Ciência – BC, esta localizado na Zona Leste em um perímetro urbano da Cidade de Manaus, com uma área de aproximadamente 130.000 metrosquadrados. Inaugurado em 1995 seu projeto e estrutura serve para fomentar e promover assim o desenvolvimento das pesquisas realizadas no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), com o objetivo de oferecer à população em geral a opção turística e diversão com caratér científico e cultural.
O Bosque da Ciência possui várias opções de lazer aos seus visitantes tais como: Tanques dePeixe-boi; Viveiro das Ariranhas; Casa da Ciência e da Madeira; Ilha da Tanimbuca; Condomínio das Abelhas; Abraço da Morte; Viveiro dos Jacarés entre outros locais, ainda podemos encontrar nas trilhas as cutias, macacos de cheiro, araras, sauim de colera e algumas outras espécimes da fauna e da flora amazônica. Com toda essa estrutura construídas ou naturais o aprendizado as aulas de Ciências fica maisestimulantes e prazerosas, além da segurança e do conforto que proporciona aos visitantes. (Rocha e Fachín Terán: 2010).

Figura 01: Entrada do Bosque da Ciência Figura 02: Entrada do B C
Fonte: Ailton Cavalcante Machado, 2012. Fonte: Ailton Cavalcante Machado, 2012.

RELATÓRIO – VISITA AO BOSQUE DACIÊNCIA - INPA
Chegamos as 13:50h do dia 30/08/2012 no Bosque de Ciência, para uma aula prática de Ciências Naturais em um espaço não formal, sob a orientação do Professor Dr. Augusto Fachín Terán. Segundo Rocha e Fachín Terán (2010, p. 73). “...nesses espaços é possível aprender ciências mais do que na própria escola (...) experiências de visitas a esses espaçoscomo um momento prazeroso”. Ficamosassim aguardando a chegada dos demais colegas.
Entre todos os colegas compareceram 11 alunos especiais do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, na disciplina: Educação em Ciências em Espaços Não Formais, com uma breve explicação sobre o BC – INPA, peloProfessor Dr. Fachín Terán que conta que o B C está localizado em uma área urbana da Cidade de Manaus na Zona Leste, tem uma área de aproximadamente de 130.000 metros quedrados, com o objetivo de oferecer atrativos turísticos e entretenimento, para a população tem também, como cita Rocha e Fachín Terán (2010, p. 71). “...uma opção de lazer com caráter sócio-científico e cultural, levando osvisitantes a se interessar pelo meio ambiente”. No INPA formam-se Mestres e Doutores ao mesmo tempo que trabalha projetos junto as comunidades.
Ainda na portaria recebemos as informações preliminares sobre o BC e a maoir folha de dicotiledônea que mede: 1,40m de largura e 2,50m de comprimento, como segue figura abaixo:
Fonte: Ailton Cavalcante Machado, 2012.

Figura 03 Explanação sobre o BCFigura 04:Visita de alunos Figura 05: Maior folha

Por volta da 14:15h adentramos a BC. Podemos presenciar um grupo de alunos de uma determinada escola que faziam visitas (figura 06), entretanto essas visitas são chamadas por Fachín Terán de “visitas passeios”, ou seja são muito rápidas e provavelmente os alunos não assimilam nada, pois somente passam pelo locais ao longodas trilhas. Pelo que podemos observar se faz necessário aperfeiçoar os professores que acompanham esses alunos para que os mesmos possam informar os alunos, pela parte da manhã o BC disponibiliza os Guias Mirins, um projeto em parceria com a comunidade.
Passamos pelo Ambiente Aquático da Amazônia, o qual está em reforma e assim não foi possível entramos no ambiente in loco fazermos as...
tracking img