Acidentes quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade e Colégio Integral Sien
















Acidente Químico
















Trabalho apresentado por JheniferC.D. da Conceição para a disciplina de Higiene Ocupacional sob a orientação da profª Ana Paula.











Dezembro
2012

Acidente com o Césio-137





Um dos maiores acidentescom o isótopo Césio-137 teve início no dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas através de radiações emitidas por uma única cápsula quecontinha césio-137.


O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano deRadioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. Então tiveram a infeliz idéia de remover amáquina com a ajuda de um carrinho de mão e levaram o equipamento até a casa de um deles.


O maior interesse dos catadores era o lucro que seria obtido com a venda das partes de metal e chumbo doaparelho para ferros-velhos da cidade. Leigos no assunto, não tinham a menor noção do que era aquela máquina e o que continha realmente em seu interior. Após retirarem as peças de seus interesses, o quelevou cerca de cinco dias, venderam o que restou ao proprietário de um ferro-velho.


O dono do estabelecimento, ao desmontar a máquina, expôs ao ambiente 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl), um póbranco parecido com o sal de cozinha que, no escuro, brilha com uma coloração azul.


Ele se encantou com o brilho azul emitido pela substância e resolveu exibir o achado a seus familiares, amigose parte da vizinhança. Todos acreditavam estar diante de algo sobrenatural e alguns até levaram amostras para casa. A exibição do pó fluorescente decorreu 4 dias, e a área de risco aumentou, pois...
tracking img