Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade regional de Blumenau
Centro de Ciências da Educação
Curso Pedagogia
Disciplina- História da Educação


Os Dois Sentimentos de InfânciaNa sociedade medieval, o sentimento de infância não existia embora elas não fossem desprezadas.
O sentimento da Infância naquela época não significava o mesmo que afeição( afetividade) pelascriança, havia uma certa particularidade entre a consciencia infantil/adulto elas nã se distinguiam, mesmo sendo jovem eram uma consciencia inata.
Quando a criança tinha condições de viver sem os cuidadosconstantes de sua mãe e de sua ama, se ingressava na sociedade dos adultos e não necessitava mais destes,criava sua autonomia e independencia própria.
A partir do século XVl e XVll o sentimentoaflorava, na camada superior da sociedade havia um traje diferente e especial que diferenciava a criança dos adultos, esta mudança do traje era uma prova de mudança sendo ocorrida na atitude com relação ascrianças. O primeiro sentimento de Infância era a '' paparicação " que surgiu no meio familiar.O segundo sentimento surgiu de uma fonte exterior a família " a preocupação, disciplina/ racionalidadedos costumes ''.
A vida escolástica-(a escola e o colégio na Idade Média)
As escolas particulares se multiplicaram ameaçou o monopólio da catedral para se defenderem, tentaram também impor limites deidades.
A mistura de idades ainda continuava fora da escola. Velhos e jovens eram abandonados a si mesmo, alguns raros, viviam com os pais, outros em regime de pensão.Havia uma espécie decompromisso entre educação pela aprendizagem. Assim quando a criança se ingressava na escola entrava imediatamente para o mundo dos adultos.
No séc. Xlll foi fundado por doadores, os colégios silos para osestudantes pobres, não se ensinava nos colégios. A partir do séc. XV essas pequenas comunidades tornaram-se instituições de ensino.
Séc. XV dividiram as populações escolares em grupos de mesma...
tracking img