Questionários de estudos morfovisceral

1338 palavras 6 páginas
Questionários De estudos Morfovisceral

1- Descreva os circuitos circulatórios.

1- Circulação sistêmica ou grande circulação: Ventrículo esquerdo bombeia o sangue para o arco aórtico, que se ramifica para aorta.
As artérias vão ficando cada vez menores, viram arteríolas e depois capilares, tornando possível a oxigenação dos tecidos. O sangue se torna venoso, os capilares vão se agrupando, tornando-se vênulas e veias. As veias desembocam na veia cava superior e inferior que trazem o sangue para o átrio direito.

Circulação pulmonar ou pequena circulação: Sangue venoso entra no átrio direito, passando para o ventrículo direito, que ejeta o sangue venoso para a tronco pulmonar, que se ramifica em artérias pulmonares direita e esquerda. Ocorre a ramificação de artérias para arteríolas e depois capilares e a nível de capilar ocorre a troca gasosa entre o sangue venoso e o ar dos alvéolos, também chamada de hematose , e esse sangue se torna arterial, flui por capilares, que formam vênulas e depois veias que desembocam nas veias pulmonares até o átrio esquerdo. 2-Como os átrios e ventrículos são estimulados?

2 – Os átrios e ventrículos são estimulados através do sistema de excito-condução, composto pelo nodo sinusal/sinoatrial, que gera o impulso rítmico normal, servindo como um “marca-passo” natural do coração; as vias internoidais, que conduzem o impulso do nodo sinoatrial ao nodo atrioventricular; o nodo atrioventricular, que retarda o impulso vindo dos átrios para os ventrículos; o feixe A-V que conduz o impulso dos átrios para os ventrículos e as fibras de Purkinje, que conduzem o impulso cardíaco por todas as partes dos ventrículos. 3- Indique as fases da diástole. Como ocorrem?

3 – As fases da diástole são: período de enchimento rápido ventricular, diástase e reaceleração.
No período de enchimento rápido, o sangue passa rapidamente para os ventrículos após a abertura das valvas átrio-ventriculares devido a diferença de pressão. Esse

Relacionados