Acidentes infants

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
« O desenvolvimento do feto durante a gestação – II parte – Artigo de Margarida PereiraAcidentes com crianças (parte II) – Artigo de Sofia Mendes e Rosa Silvestre »Acidentes com crianças (parte I) –Artigo de Sofia Mendes e Rosa Silvestre
Maio 1, 2007 por enfermped

O útero materno constitui para o futuro bebé, durante a existência pré-natal um ambiente seguro. Contudo, a partir do momento donascimento o bebé fica abruptamente exposto a todos os “factores” de risco, oriundos do ambiente externo, dependendo totalmente dos adultos.
Neste processo vivencial, o bebé passa de um estado detotal dependência a um estado de independência que vai atingir o seu ponto máximo de segurança quando passar a fazer parte do período de adultícia, no qual os indivíduos parecem desenvolver um sentidoaumentado de responsabilidade face à segurança e ao que com ela se relaciona.
Quer isto dizer que à medida que os indivíduos percorrem as suas etapas de vida (desde a concepção até à morte), cadaindivíduo vai sofrendo uma mudança contínua (continum) no seu grau de dependência em direcção à sua maior independência, de modo a atingir o nível de segurança máximo (estado Adulto).
Ao nos centrarmosespecificamente na Saúde Infantil e Pediátrica, alertando para a necessidade de manter um ambiente o mais seguro possível, realizando prevenção de acidentes nas crianças e jovens, admitimos que essaprevenção é também uma responsabilidade dos profissionais de saúde, entre os quais se contam os enfermeiros, além de ser uma responsabilidade dos próprios pais que devem ser alertados para as situaçõesde risco e informados acerca dos factores de risco que podem vir a ocorrer com as suas crianças e/ou jovens.
Sabe-se que mais de metade dos acidentes rodoviários ocorrem dentro das localidades, pertode casa e a velocidades inferiores a 45 km/hora, em trajectos habituais, envolvendo crianças com menos de 6 anos, facto ignorado pela maioria dos pais e educadores que deveriam proteger devidamente...
tracking img