Dermatofitoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dermatofitoses
Os dermatófitos são fungos filamentosos, que formam hifas organizadas em micélios. Alimentam-se da proteína humana queratina.
As tinhas (cientificamente conhecidas como dermatofitoses) são infecção da pele, causada por fungos (micoses) genericamente chamados de dermatófitos. Esses fungos são dos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. As lesões resultam da presença dofungo ou de reações de hipersensibilidade. Os dermatófitos podem ser parasitas exclusivos da espécie humana, próprios de animais domésticos ou silvestres ou do solo. Assim, a infecção por esses fungos pode resultar do contato direto entre pessoas, de pessoas com animais ou a partir do solo onde se encontram os parasitas. As dermatofitoses têm predileção por determinadas áreas do corpo, de acordocom o gênero considerado. O Microsporum acomete pele e pêlos; o Trichophyton (tricos = cabelo) pode ocasionar lesões na pele, pêlos e unhas; e o Epidermophyton (epiderme = pele) atinge pele e unhas.
Devemos lembrar que as dermatofitoses são chamadas de micoses superficiais, ou seja acomete apenas as camadas superficiais da pele, os pêlos e às unhas. Existem micoses que atingem as estruturasprofundas da pele e orgãos com os pulmões e o coração.
As dermatofitoses (micoses superficiais) podem ter quadros clínicos diversos e diferentes locais comprometidos. Assim, torna-se possível a subdivisão do grupo segundo a localização das lesões, como: tinha do couro cabeludo, tinha da barba, tinha dos pés, tinha das mãos, tinhas das unhas,tinha crural, tinha do corpo.
Onicomicoses
As onicomicosessão infecções das unhas causadas por microorganismos vulgarmente denominados por fungos.
Os fungos desenvolvem-se facilmente neste habitat, alimentando-se de queratina (substância responsável pela rigidez das unhas)
As onicomicoses, além de incómodas e de aspecto desagradável, podem tornar-se muito dolorosas.
Estima-se que esta doença atinja mais de 20 por cento da população europeia e mais deum milhão e meio de portugueses.
A unha do dedo grande do pé é, habitualmente, a primeira a ser afetada. No entanto, todas as unhas dos pés e das mãos podem ser afetadas.
A unha afetada normalmente fica com uma cor amarela escura/acastanhada ou tem manchas brancas, torna-se fraca, quebradiça e tende a separar-se da base. A unha afetada pode também ter um odor estranho. A onicomicose limita asnormais atividades das pessoas pois torna doloroso o uso de sapatos, condiciona o andar, para além de ser extremamente desconfortável, inconveniente e embaraçosa.
Como surge?
As infecções das unhas causadas por fungos, ou seja, as onicomicoses resultam do crescimento desses microrganismos na pele debaixo da unha.
Todas as pessoas podem contrair onicomicoses, contudo há pessoas com maiortendência para sofrer da infecção:
• Quem usa piscinas e/ou balneários públicos
• Os praticantes de desporto e as pessoas mais idosas
• Os que têm pé-de-atleta
• Profissionais de limpeza e jardinagem
• Quem tem problemas como a diabetes, obesidade, podológicos, doenças cardiovasculares e imunodeficiências, etc
• As onicomicoses normalmente surgem por exposição direta aos microorganismos.Usualmente as unhas entram em contato direto com o fungo ou são invadidas por contágio pela infecção (pé-de-atleta).
Primeiros sinais de onicomicose
Todas as alterações das unhas devem ser vistas pelo médico.
Os primeiros sinais da doença correspondem à modificação da cor da unha (amarelada ou esbranquiçada), ao seu espessamento, com aparecimento de depósito (tipo farinha) por baixo da unha, comengrossamento progressivo e alteração da forma.
Como tratar?
De acordo com a gravidade de cada situação, o médico poderá recomendar diferentes tipos de tratamento, nomeadamente:
Tratamento tópico: antifúngicos em verniz. Após a aplicação na superfície da unha, penetram, destruindo diretamente o fungo;
Tratamento oral: antifúngicos em comprimidos ou cápsulas;
Tratamento com associação de...
tracking img