Acidente trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Luciana Sousa da Silva










Acidentes de Trabalho na Construção Civil: Suas Causas e Suas Consequências.


























Valparaiso de Goiás
21 de Novembro de 2012
FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Luciana Sousa da Silva





Acidente de Trabalho naConstrução Civil: Suas Causas e Suas Consequências.

• Acidentes na Construção Civil
• Conceito de Acidente de Trabalho
• Profissões de Alto Risco

Causas de Acidentes de Trabalho

• Ato Inseguro
• Condição insegura


Conseqüências de Acidente de Trabalho

• Plano Material
• Plano Humano








Valparaiso De Goiás
20 de Novembro de 2012FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires



Sumário

Introdução

1- Acidente de Trabalho na Construção Civil: Suas Causas e Suas
Consequências

1.1 Acidentes na Construção Civil

1.2 Conceito de Acidente de Trabalho

1.3 Profissões de Alto Risco

2- Causas de Acidentes de Trabalho

2.1 Ato Inseguro

2.2 Condição insegura

3- Conseqüências de Acidente deTrabalho

3.1 Plano Material


3.2 Plano Humano


4- Conclusão

5- Bibliografia


FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires


Introdução


A falta de capacitação dos trabalhadores que atuam na área da construção civil,causa grande influência nos acidentes em local de trabalho pois á mal uso do equipamento de proteção individual( EPI),ou(EPC) equipamento deproteção coletiva,á também falta de treinamento adequado para manejo do maquinário utilizado mas obras o que por sua vez aumenta ainda mais o riscos.
É importante cada vez o investimento em capacitação e treinamento para esses profissionais um exemplo e o (PCMAT) Com o objetivo de reduzir os acidentes e a incidência de doenças ocupacionais na atividade da construção civil, o Ministério doTrabalho publicou a Norma Regulamentadora - NR18 que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção civil.


















FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena AiresAcidentes na Construção Civil

A construção civil é o setor que mais registra acidentes de trabalho no País. De cada 10 casos, dois acontecem nos canteiros de obras. No Brasil, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados todos os anos. Pelo menos 60% dos acidentes de trabalho na construção civil poderiam ser evitados com a adoção de medidas simples de segurança.
Umexemplo recente a primeira morte nas obras que preparam o país para a Copa de 2014. E isto já é demais. Podemos perceber que as experiências negativas vivenciadas nos preparativos de outros megaeventos esportivos voltam a se repetir. Nas obras que antecederam a Eurocopa de 2012, diversos trabalhadores perderam suas vidas enquanto trabalhavam para que grandes espetáculos esportivos pudessem ocorrer.Vítimas da falta de planejamento, da falta de treinamento proporcionado pelos empregadores e, em especial, pela falta de critérios sociais que controlem as condições de trabalho nos canteiros de obra, tais acidentes tornam-se um fato corriqueiro no setor da construção, ainda que inaceitável. Com relação à Copa de 2014, a ausência de diálogo entre FIFA, CBF, governos e empresas junto aostrabalhadores implicam com que estes últimos, junto com seus sindicatos, sejam excluídos dos debates sobre a organização dos jogos. Evita-se, com isso, que os critérios sociais que deveriam orientar os preparativos de eventos esportivos sejam debatidos suficientemente a ponto de que se tornem referência e evitem acidentes como o ocorrido em Brasília.









FACESA
Faculdade de Ciências...
tracking img