Acidente nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente nuclear em Three Mile Island.
Em 28 de março de 1979, a Central Nuclear de There Mile Island (TMI), localizada em uma Ilha no Rio Susquehanna, no condado de Dauphin, Pensilvânia, foi palco de o pior acidente nuclear registrado até então e colocou em perigo uma população de 500 mil pessoas.
Foi o acidente mais significativo na história dos EUA. O sistema de resfriamento de a usinanuclear  falhou, com isso, houve um derretimento nuclear parcial da Unidade 2 da Central Nuclear, a qual sofreu uma fusão parcial, havendo vazamento de radioatividade para a atmosfera.
Em menos de quatro horas, os gerentes da usina viram-se dentro de uma crise de proporções nacionais que precisou da interferência do governo federal. Empregados e população local não foram informados com precisão sobreo que realmente aconteceu e os riscos que poderiam ser gerados devido o acidente; Sabiam apenas que havia a possibilidade de sério risco de contaminação.
O problema foi contornado com a redução da bolha e o resfriamento da usina. O acidente teve como consequência, conforme laudos de especialistas, de alterações genéticas das plantas entre outros problemas.
O acidente da Central Nuclear de ThreeMile Island foi classificado como nível 5, na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES); Na classificação, 7 é a categoria máxima.
Às 4 da manhã da quarta-feira, dia 28 de Março de 1979, gases radioativos começaram a evaporar em um dos dois reatores da usina Three Mile Island. O acidente teve início com falhas no sistema secundário não-nuclear, seguido por uma válvula de alívio operada porpiloto do sistema primário que tinha ficado aberta, permitindo que grandes quantidades de líquido de arrefecimento escapassem. No final, o reator foi novamente controlado, apesar de maiores detalhes do acidente só terem sido descobertos mais tarde.
O acidente desencadeou-se pelos problemas mecânico e elétrico que ocasionaram a parada de uma bomba de água que alimentava o gerador de vapor, o qualacionou certas bombas de emergência que tinham sido deixadas fechadas. O núcleo do reator começou a aquecer e parou. Em seguida, a pressão aumentou. Uma válvula abriu-se para reduzir a pressão que voltou ao normal. Mas a válvula permaneceu aberta, ao contrário do que o indicador do painel de controle assinalava. Então, a pressão continuou a cair e seguiu-se uma perda de líquido refrigerante ouágua radioativa: 1,5 milhão de litros de água foram lançados no rio Susquehanna. Gases radioativos escaparam e atingiram a atmosfera. Outros elementos radioativos atravessaram as paredes.
O reator TMI-2 sofreu graves danos e uma emissão de gases radioativos que afetou cerca de 25 mil pessoas.
Uma falha do circuito secundário resultou num aumento da temperatura do reator. Nesse momento, um operadortomou uma decisão errada e introduziu grandes quantidades de água fria no circuito primário de refrigeração, na tentativa de baixar a temperatura. Contudo, essa água ferveu, formando borbulhas de vapor.
Além disso, produziu-se hidrogênio, com isso, foi necessário gerar ventilação para evitar uma explosão dentro da contenção. Esta atitude deu lugar a uma nuvem radioativa. Não foi possível evitaruma fusão do núcleo e foi necessário lançar água e areia para o seu interior. Ainda que esta sequência de acontecimentos fosse improvável, ela acabou por produzir-se, com efeitos catastróficos.
Mais de cem peritos foram reunidos para tentar resfriar os elementos combustíveis e assim controlar o reator até desligá-lo.
Causas do acidente
O acidente foi causado por falha do equipamento devido errosencontrados no sistema secundário não-nuclear, além de erro operacional. Foram apontados erros humanos, com decisões e ações erradas tomadas por pessoas despreparadas.
As falhas mecânicas foram criadas pela falha inicial dos operadores do reator em reconhecer a situação como um acidente de perda de líquido refrigerante devido a treino inadequado e fatores humanos, como erros de desenho...
tracking img