Acidentes nucleares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACIDENTES NUCLEARES


Este artigo descreve os principais acidentes nucleares envolvendo dispositivos nucleares e materiais radiativos. Em alguns casos uma contaminação radioativa acontece, mas em muitos casos o acidente envolve uma fonte selada ou a liberação de radioatividade é pequena, enquanto a radiação direta é grande. Devido à confidencialidade do governo e da indústria, nem sempre épossível determinar com certeza a freqüência ou a extensão de alguns eventos no início da história da indústria nuclear. Nos dias atuais, acidentes e incidentes que resultem em ferimentos, mortes ou séria contaminação ambiental tendem a ser melhores documentados pela Agência Internacional de Energia Atômica.
Devido à diferente natureza dos eventos, é melhor dividi-los em acidentes “nucleares” e de“radiação”. Um exemplo de acidente nuclear pode ser aquele no qual o núcleo do reator é danificado, tal como em Three Mile Island, enquanto um acidente de radiação pode ser um evento de acidente radiográfico, onde um trabalhador derruba a fonte de radiação num rio. Estes acidentes de radiação, tais como aqueles envolvendo fontes de radiografia, freqüentemente têm tanta ou mais probabilidade de causarsérios danos aos trabalhadores e ao público quanto os bem conhecidos acidentes nucleares, possivelmente porque dispositivos de radiografia estão presentes em quase todos os hospitais e o público em geral desconhece seus riscos.
Acidentes de radiação são mais comuns que acidentes nucleares, e são freqüentemente de escala limitada. Por exemplo, no Centro de Pesquisa Nuclear de Soreq, umtrabalhador sofreu uma dose que era similar à mais alta dose sofrida por um trabalhador no local do acidente nuclear de Chernobil no primeiro dia. Porém, devido ao fato de que a fonte gama não era capaz de passar o invólucro de concreto de dois metros de espessura, ela não foi capaz de ferir muitos outros..
A Comissão Nuclear Reguladora dos Estados Unidos registra relatórios de incidentes em instalaçõesregulamentadas. Esta agência atualmente (2006) usa uma taxonomia de quatro níveis para classificar os incidentes reportados:
• Notificação de evento não-usual
• Alerta
• Emergência na área da instalação
• Emergência geral
Nem todos os eventos relatados constituem acidentes. Incidentes que ameacem a operação normal ou a segurança da instalação podem ser relatados, mas não resultam naliberação de radiatividade.
O Departamento de Energia dos Estados Unidos usa uma classificação similar para eventos ocorridos no ciclo de combustível e instalações de propriedade do governo que são monitoradas, portanto, pelo Departamento de Energia em vez da Comissão Nuclear Reguladora.
Tipos de acidentes
Existem vários tipos de eventos constituídos Acidente Nuclear. São eles:
• Acidente de perda doresfriamento;
• Acidentes críticos;
• Deterioração térmica;
• Transporte;
• Falha do Equipamento;
• Erro Humano;
• Perda de fonte;
• Outros...
THREE MILE ISLAND
Three Mile Island é a localização de uma central nuclear que em 28 de Março de 1979 sofreu uma fusão parcial, havendo vazamento de radioatividade para a atmosfera. A centra nuclear de Three Mile Island fica na ilha no RioSusquehanna no condado de Dauphin, Pensilvânia, próximo de Harrisburg, com uma área de 3,29 km².
O acidente na Usina nuclear de Three Miles Island foi causado por falha do equipamento devido o mau estado do sistema técnico e erro operacional. O acidente teve origem com um problema mecânico e elétrico que ocasionou a parada de uma bomba de água que alimentava o gerador de vapor, que acionou certas bombasde emergência que tinham sido deixadas fechadas.O núcleo do reator começou a aumentar a temperatura e parou e a pressão aumentou.Uma válvula abriu-se para reduzir a pressão, a pressão voltou ao normal, mas a válvula continuou aberta,ao contrário do que o indicador do painel de controle assinalava,nisso a pressão continuou a cair,seguiu-se uma perda de líquido refrigerante ou água radioativa,...
tracking img