Acidentes nucleares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos os seres vivos foram preparados, pela evolução, para suportarem a radioatividade natural emanada de elementos químicos radioativos presentes nas rochas comuns e também provenientes da radiação cósmica; porém, quando acontece um acidente nuclear, a radiação liberada normalmente supera a capacidade de resistência dos animais e das plantas. Um acidente desse tipo libera radiação através detrês modos:
(1) radiação propriamente dita, sob a forma de ondas eletromagnéticas denominadas raios gama;
(2) partículas atômicas como as chamadas partículas alfa;
(3) elementos radioativos, como o gás radônio (que existe naturalmente em pequenas quantidades na atmosfera) e isótopos radioativos de elementos químicos comuns, como o iodo.
O perigo principal da radiação, para todos os seres vivos,é que ele age em nível das células, alterando o DNA das mesmas. Os raios gama e as partículas alfa causam queimaduras, tonturas e até a morte imediata, dependendo da intensidade e tempo de exposição aos mesmos. Em longo prazo, a alteração do material genético celular leva a doenças graves como o câncer. Já os elementos radioativos podem se infiltrar no solo e contaminar os lençóis de águasubterrâneos, os rios, os lagos e o oceano. Todos os seres vivos dos ecossistemas que se desenvolvem nesses ambientes são afetados, desde os organismos unicelulares ao homem.

Atualmente existem mais de 400 usinas nucleares em operação no mundo, a maioria delas nos Estados Unidos, França, Inglaterra e países do Leste europeu.
Quando acontece um acidente nuclear, principalmente em instalaçõesmilitares, dificilmente são dadas todas as informações sobre o que ocorreu. A não ser que o acidente seja de fato muito grave.

Vejamos agora os principais acidentes nucleares já registrados :
Em 1957 escapa radioatividade de uma usina inglesa situada na cidade de Liverpool. Somente em 1983 o governo britânico admitiria que pelo menos 39 pessoas morreram de câncer, em decorrência da radioatividadeliberada no acidente. Documentos secretos recentemente divulgados indicam que pelo menos quatro acidentes nucleares ocorreram no Reino Unido em fins da década de 50.

Em setembro de 1957, um vazamento de radioatividade na usina russa de Tcheliabinski contamina 270 mil pessoas.

Em dezembro de 1957, o superaquecimento de um tanque para resíduos nucleares causa uma explosão que libera compostosradioativos numa área de 23 mil km2. Mais de 30 pequenas comunidades, numa área de 1.200 km², foram riscadas do mapa na antiga União Soviética e 17.200 pessoas foram evacuadas. Um relatório de 1992 informava que 8.015 pessoas já haviam morrido até aquele ano em decorrência dos efeitos do acidente.

Em janeiro de 1961, três operadores de um reator experimental nos Estados Unidos morrem devido àalta radiação.

Em outubro de 1966, o mau funcionamento do sistema de refrigeração de uma usina de Detroit causa o derretimento parcial do núcleo do reator.

Em janeiro de 1969, o mau funcionamento do refrigerante utilizado num reator experimental na Suíça, inunda de radioatividade a caverna subterrânea em que este se encontrava. A caverna foi lacrada.

Em março de 1975, um incêndio atingeuma usina nuclear americana do Alabama, queimando os controles elétricos e fazendo baixar o volume de água de resfriamento do reator a níveis perigosos.
Em março de 1979, a usina americana de Three Mile Island, na Pensilvânia, é palco do pior acidente nuclear registrado até então, quando a perda de refrigerante fez parte do núcleo do reator derreter.
Em fevereiro de 1981, oito trabalhadoresamericanos são contaminados, quando cerca de 100 mil galões de refrigerante radioativo vazam de um prédio de armazenamento do produto.

Durante a Guerra das Malvinas, em maio de 1982, o destróier britânico Sheffield afundou depois de ser atingido pela aviação argentina. De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica, o navio estava carregado com armas nucleares, o que...
tracking img