Aciaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA E MATERIAIS











TRABALHO SEMESTRAL DE ACIARIA





Aluno: Enver Dias Santos
Professor: Fernado Loss
Turma: v23







VITÓRIA
2014


QUESTÕES

1) Faça um breve comentário sobre o histórico dos processos pneumáticos de fabricação de aço líquido.

Os processos mais importantes são:Processo de Bessemer: Um processo que utiliza o ar como fluido pneumático, revestimento de refratário ácido e possui incovenientes em que não retirava o fósforo sem atacar o refratário e a absorção de N2 fragilizava o aço.
Processo de Thomas: corresponde ao processo que utiliza o ar como fluido pneumático, revestimento de refratário básico e possui inconvenientes em que a absorção de N2 fragilizava oaço.
Processo LD: corresponde ao processo que utiliza o O2 como fluido pneumático, possui revestimento de refratário básico e uma grande produtividade.
Processo LD-AC: É injeção de cal pulverizada através da lança de oxigênio, onde é feita em duas etapas e retira escória básica. Este processo é adequado para o tratamento de gusas fosforosas.
Processo AOD: consiste na injeção deoxigênio pela lança de oxigênio, o argônio tem o objetivo de baixar a pressão parcial do CO evitando a perda de cromo para a escória. Este processo é utilizado para a fabricação de aço inoxidável.
Processo Kaldo: no processo que utiliza um forno giratório inclinado de 15º a 20º, tendo uma lança que injeta oxigênio no interior do mesmo. Possui um maior consumo de sucata.
Processo Rotor:processo que utiliza um forno horizontal giratório, possui duas lanças, sendo uma na horizontal e outra no banho. Possui um maior consumo de sucata. Caiu em desuso porque possuía altos custos com manuntenção.



2) Explique as alas que compõem a Aciaria LD.

Ala de carregamento: composta por panelas de gusa e escória, cabines de comando e operação. Nela é feita o recebimento e pesagem de gusa esucata.
Ala dos convertedores: composta por convertedores, silos de armazenamento de cal e fundentes, lança de oxigênio e injetoras de Ca-Si. Nela é feita a montagem das panelas de aço em carros panela.
Ala de vazamento: é feita a montagem de panelas nos carros panelas, montagem de refratários, preparação da válvula gaveta e o pré-aquecimento das panelas.
Ala do lingotamento: pode ser dedois tipo o contínuo que é vastamente utilizado e possui uma maior produtividade, e o convencional que compreende a fundição de lingoteiras, placas de base e canais de vazamento mas já é praticamente em desuso.
Ala de refino secundário: tem o objetivo de controlar a composição química do aço, desoxidação e desgaseificação.
















3) Ilustre o perfil geométrico doConvertedor LD.











4) Explique o funcionamento da lança de oxigênio.

A lança é suspensa verticalmente e apresenta deslocamento no sentido vertical. No tubo central escoa oxigênio em alta vazão, enquanto nos últimos tubos externos circula água de refrigeração.
Ela é formada por três tubos de aço concêntrico, tendo na extremidade inferior um bico de lança de cobre eletrolíticosoldados aos tubos de aço carbono, este bico é constituído de multi furos (3 a 6 furos) para escoamento do oxigênio, que apresentam inclinação de 5º a 20º com a vertical para conferir um escoamento inentrópico do oxigênio.


5) Cite e explique todas as matérias primas e insumos usados no Convertedor LD.

Sucatas: corresponde a principal componente de carga sólida, apresenta alto teormetálico.Ela é classificada em:
- Sucata de 1ª categoria: é utilizada inicialmente para forrar o refratário as soleira e amortecer as cargas pesadas subseqüentes. A desvantagem é que possui alto volume. Ela é composta pelas aparas de usinagem, aparas de tiras a quente e demais materiais leves.
- Sucata pesada: apresentam alta densidade, deve-se observar os teores de P e S, e tomar cuidado para na...
tracking img