Achados hipercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Graduação em Administração

Achados da Pesquisa sobre Hipercultura

Professor: Bruno Campello de Souza
Alunos: João Guilherme ConcílioAnderson Sales
Maria Graciele
Victor Luna
Luciano AraújoJaime Neto
Recife, 2011.

Introdução

O século XX foi marcado por diversos avanços na área tecnológica. É óbvio que uma guerra traz consigo péssimas lembranças. Entretanto, se extrairmos um legado positivo de um fato tão lastimável, percebemos que ela contribuiu em grande parte para os avanços da tecnologia. A Guerra Fria, tanto do ladoamericano, como do soviético, foi fundamental no desenvolvimento dos computadores e de uma rede de informações que, posteriormente, foi chamada de Internet.
Enquanto os E.U.A. e a União Soviética defendiam os seus sistemas econômicos e ameaçavam o mundo com uma guerra, alguns “gênios” gastavam seu tempo em suas garagens de casa criando softwares para computadores, como o bilionário “outlier” Bill Gates(segundo homem mais rico do mundo, hoje) e o mestre Steve Jobs (in memorian). No final do século XX, foi fundada a Microsoft, gigante em computadores, e a Apple, uma das maiores empresas em valor de mercado hoje.
Enfim, estes exemplos serviram para ilustrar como a informática e a internet revolucionaram o século anterior e servem como base fundamental para a tecnologia do século XXI. Ahipercultura surgiu a partir do domínio da tecnologia da informação e de suas lógicas adjacentes.

Hipercultura

Como as tecnologias da informação e da comunicação utilizam de dados e informações, podemos associar o grande número de tecnologias como smartphones, tables, desktops, notebooks ao crescimento no conhecimento da humanidade. Sem dúvida, como estes aparelhos armazenam milhões de gigabytesem dados, então podemos contar com milhões de gigabytes de informação extra. Assim, também produzimos bem mais conhecimento do que no século anterior.
Para termos uma ideia dessa quantidade de informaçãp, reproduzimos o exemplo dito em sala de aula pelo professor Bruno Campello:
“Neste exato momento, estão sendo produzidos milhares de estudos científicos sobre física teórica. A cada segundosão produzidos 10 artigos específicos sobre Física Teórica. Se resolvêssemos tentar ler cada estudo, levando em média 1 hora para cada, seria impossível conseguirmos ler todos”.
Hawking (2001) chama atenção não apenas para a brutal quantidade de dados, informações e conhecimentos das sociedades desenvolvidas, mas também para a sua fenomenal taxa de crescimento. Para ilustrar tal fato, ele cita que,se um exemplar de todos os novos livros publicados fossem sendo colocados lado-alado à medida que fossem produzidos, a fila produzida aumentaria o seu comprimento a uma velocidade de 145 km/h.
Portanto, a velocidade da informação está cada vez mais rápida. Não conseguimos acompanhar a tecnologia produzida pelo homem.


Indicadores HiperculturaisHipercultura é a combinação de Hardware, Smartphone, Software, Internet, Acesso e Analogias em partes iguais:

* Hardware – Uso de computadores em casa ou em outros locais.
* Smartphones – Uso de celulares de útlima geração em casa ou em outros locais.
* Software: Uso de editor de textos, planilha, editor de apresentações, programas de desenho/imagem, sistemas...
tracking img