Stalinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Stalinismo
Stalinismo ou Estalinismo é a designação coloquial do ramo da teoria política e do sistema político e económico socialista implementado na União Soviética por Josef Stalin e demais regimes semelhantes. Hannah Arendt descreveu o sistema como totalitário e esta descrição foi muito usada pelos críticos do estalinismo.

Críticos do Stalinismo afirmam que tal corrente é anti-Marxista:alguns afirmam que é totalitária e mesmo fascista. Entre os académicos marxistas, tal corrente (junto com outras) é chamada de marxismo vulgar, por ter incorporado à sua base ideológica pensamentos não originários de Karl Marx

Os regimes classificados com o termo "stalinismo", seja sob conotação pejorativa (pelos críticos) ou, ao contrário, laudatória (pelos admiradores), apresentamdeterminadas características em comum com relação ao modo de conduzir a construção do socialismo e, principalmente, a segurança do Estado. Embora não sejam necessariamente todos adotados simultaneamente, são aspectos comuns do stalinismo, entre outros:

radicalização da ditadura do proletariado e do regime de partido único;
centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;burocratização do aparelho estatal;
intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;
culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;
censura aos meios de comunicação e expressão;
coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;militarização da sociedade e dos quadros do Partido.

Stalinismo como teoria política
O termo utilizado em países da antiga União Soviética para designar o stalinismo (e que continuou sendo usado por aqueles que apoiaram a política de Stalin) é simplemente marxismo-leninismo, como se designava oficialmente a doutrina revolucionária na URSS. O chamado stalinismo se concentra em interpretar eaplicar as idéias de Marx e Lenin e construir um sistema político que dizia adaptar as idéias marxistas-leninistas às necessidades mutantes da sociedade. Entre aqueles que professam o marxismo ou o leninismo, há muitos que vêem o estalinismo como uma perversão desta ideologia. Os trotskistas, em particular, são virulentamente antistalinistas, considerando Stalin como um contra-revolucionário queutilizava Marx como pretexto para pretensões políticas pessoais. No sentido contrário, os partidarios de Stalin pensam o mesmo sobre Trotsky.

Após a morte de Lenin, em 1924, os comunistas aceitaram Stalin como a máxima autoridade do marxismo-leninismo. Na URSS, enfatizou-se o fato de que Trotsky não entrou para o partido bolchevique até 1917, afirmando que não acreditava realmente nascontribuições de Lenin (como a necessidade de um partido de vanguarda, a lei do desenvolvimento desigual), e que Lenin sempre foi especialmente crítico a Trotsky (ao qual chamou de "Judas Trotsky" diversas vezes). De 1917 a 1924, Lenin, Trotsky e Stalin freqüentemente apareceram juntos, mas de fato suas diferenças nunca foram ressaltadas.

Na luta entre Trotsky e Stalin que se seguiu à morte de Lenin, oprimeiro tirou a importância do papel dos trabalhadores nos países capitalistas avançados (por exemplo, expôs uma série de teses, previamente apontadas por Lenin, que consideravam que a classe trabalhadora dos Estados Unidos era uma aristocracia operária aburguesada), pois considerava que o Estado do bem-estar dos países capitalistas e suas políticas imperialistas dificultam o surgimento de tensõesrevolucionárias. Mesmo assim, Stalin tinha diferenças com Trotsky em relação ao papel dos camponeses: enquanto o secretário-geral defendia uma aliança de proletários e camponeses, no espírito bolchevique, Trotsky considerava que o tipo de aliança professado por Stalin era contra-revolucionário por dar papel preponderante à política dos camponeses (considerados pelo marxismo como um conjunto...
tracking img