Acetonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Introdução a Engenharia Química
Professor: Irineu Junior
Grupo 7: Daniele Rodrigues, Gabriel Pereira do Val, Hebert Werneck.

ACETONA
A acetona (tambémconhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2-ona ou simplesmente propanona) com fórmula química CH3(CO)CH3, é um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É umlíquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água.
Obtenção:
É produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação doálcool isopropanol. Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúricoconcentrado (H2SO4).
Outro método consiste no aquecimento a 300 °C do acetato de cálcio:
Ca(C2H3O2)2 → C3H6O + CaCO3
Também é encontrada em vários tipos de indústrias como de papel, plástico, farmacêutica,de limpeza, tinta e produtos similares, químicos de chiclete e madeira. Aproximadamente 80% da acetona é produzida como um coproduto do fenol.
Utilização:
A acetona é usada principalmente comosolvente e como intermediário na produção química. Os maiores usos são na produção de metacrilato de metila, ácido metacrílico e metacrilatos superiores, bisfenol A, metil-cetona-isobutil, remédios eaplicações farmacológicas e como um solvente para revestimentos e cetato de celulose. Também existem aplicações na indústria alimentícia como solvente de extração para gorduras e óleos, e como agente deprecipitação de açúcar e amido de purificação.
Muito usada também como solvente em esmaltes, tintas e vernizes; na extração de óleos e na fabricação de fármacos. Possui emprego na indústriade explosivos como gelatinizante da pólvora sem fumaça (nitrocelulose) e como produto inicial de sínteses químicas, em especial na indústria farmacêutica.
Danos da Acetona ao Meio Ambiente:
Tanto a forma...
tracking img