Acesso da internet nas familias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O mundo moderno vem sofrendo constantes transformações com a evolução da ciência e da tecnologia. Nas últimas décadas, as transformações tecnológicas, são extremamente notáveis, tanto que passaram a ser ferramentas indispensáveis ao homem moderno.
O ser humano comunica-se com qualquer parte do mundo, numa rapidez como nunca ocorreu na história da humanidade, através da telefonia,(fixa ou móvel), da Internet, correio eletrônico (e-mail) ou chats on-line (MSN) e dos demais meios de comunicação. As mudanças e os avanços rápidos exigem profissionais mais qualificados e que se adaptem às necessidades da sociedade e do universo profissional.
Devido à expansão da engenharia de telecomunicação e o avanço das tecnologias, surgindo assim à maior rede de computadores do mundo, aInternet e a proliferação do computador pessoal nas casas das pessoas, devido fenômenos que vêm ocorrendo na sociedade atual e que, surgem assim a globalização, que é um dos fatores que nos ajudaram a viver e estudar na era da informação, fato novo para a nossa sociedade.
De acordo com estes fatores uma nova mudança ocorreu nas instituições em geral. Este trabalho tem como objetivo mostrar eanalisar o que está ocorrendo e o que já mudou com a revolução da informação, referentes, a inclusão digital.











DESENVOLVIMENTO
A revolução tecnológica já se encontra presente no nosso dia-a-dia, já são tão utilizados que nem ao menos paramos para pensar como tudo começou, talvez seja porque elas foram de tal necessidade que as pessoas foram se adaptando sem muitas dificuldades.Algumas das mudanças que já convivemos no nosso dia-a-dia, temos, por exemplo, o microondas que substitui o tradicional fogão, a evolução dos aparelhos de som que partiu da vitrola, o disco de vinil, fita cassete, chegando no CD, sempre em busca da melhor qualidade.
A tecnologia marcou sua presença nas pequenas coisas, mas que hoje fazem uma grande diferença na vida das pessoas, comparando comoutros tempos. Como por exemplo, os cosméticos com suas formulas avançadas, podendo trazer a jovialidade, produtos de limpeza com fórmulas sempre mais eficientes, facilitando os serviços domésticos
Nas últimas décadas a família tem sofrido transformações profundas em sua estrutura, que manifesta grande capacidade de sobrevivência e adaptação com diferentes arranjos familiares a partir dosurgimento do avanço tecnológico na sociedade. A maioria desses familiares tem a consciência da ampla e profunda influência que a tecnologia moderna tem sobre cada indivíduo. Pois, mais do que um processo de transformação social e cultural, a globalização representa um paradigma de forças produtivas.
Neste sentido, percebe-se que o uso da informática na atualidade é fundamental, pois vem atingindo asmais variadas esferas de uma mesma sociedade, causando reflexos e contradições entre grupos sociais e conseqüentemente entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde tais contradições são oriundas de um sistema capitalista perverso e excludente em detrimento do ser humano.
Incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir domanuseio dos computadores. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo.
“As invenções da ciência e da tecnologia em geral, e especialmente da comunicação, têm estimulado e ao mesmo tempo causado um processo de transformação amplo na sociedade” (CARDOSO,1999, p.218). Com essas palavras, Cardoso demonstra que estamos vivendo, hoje, a chamada revolução tecnológica, baseada na informática, na telecomunicação, na robótica, no conhecimento e nos saberes; uma nova realidade mundial em que a ciência e a inovação tecnológica assumem grande importância. Os estudiosos a chamam de sociedade do conhecimento, sociedade técnico informacional ou sociedade...
tracking img