Acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

EMILE VALÉRIA DE OLIVEIRA GUEDES

Projeto de pesquisa:
Acessibilidade no município de Queimadas.

Santa Luz / BA
2012

ÊMILE VALÉRIA DE OLIVEIRA GUEDES

Atividade Interdisciplinar
Projeto De Pesquisa:
ACESSIBILIDADE NO MUNICIPIO DE QUEIMADAS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para as disciplinas: Estastística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa científica, Processo de Trabalho e Serviço Social, Oficina de Formação – Tecnologia da Informação. VII Semestre. Orientadores: Amanda Boza, Helenara Regina Sampaio, Edna Braun, Rodrigo Zambon. TUTOR DE SALA: SUELBE ANDRADE DE JESUS.

Santa Luz / BA
2012

SUMÁRIO

1.Introdução______________________________________________ 04

2. Delimitação e formulação do problema________________________05

3. Objetivos:_______________________________________________ 05

3.1 Objetivos Geral _____________________________________ 05
4.2 Objetivos Específicos __________________________________ 05

4. Justificativa_____________________________________________ 06

5.Metodologia____________________________________________ 06

6. Revisão bibliográfica_______________________________________06

7. Cronograma_____________________________________________ 08

8. Orçamento______________________________________________ 08

9. Resultado esperado_______________________________________ 09

10. ReferênciasBibliográficas__________________________________10

1- Introdução:
Este projeto de pesquisa enfatizou o grande problema da acessibilidade do deficiente físico no município de Queimadas, foi uma pesquisa voltada as dificuldades de acessibilidade nos diversos locais públicos e privados do município. Como nas escolas, nas praças, prefeitura, biblioteca, câmara, bancos, correio, lotérica, maternidade, CRAS, CAPS, mercado municipal, calçadasdo comercio. Teve o intuito de verificar as principais dificuldades encontradas pelos portadores de necessidades especiais, tais como cadeirantes e deficientes visuais.
O portador de necessidade especial é um ser comum assim como qual quer outro, mesmo com suas limitações ele consegue se desenvolver bem adaptando sua limitação ao seu modo de viver isso é força de vontade e esperança de mudanças,mas existe a carência desta mudança, mudança da população, mudança do espaço físico da localidade onde essas pessoas vivem pela falta da acessibilidade. Nos últimos anos, os direitos dos deficientes a igualdade de oportunidades vêm sendo reconhecidos. É um trabalho árduo e firme já que o que realmente falta é a conscientização da população em relação aos direitos. A pesquisa de campo que foiutilizada no processo de construção deste projeto foi de grande valia para o conhecimento e crescimento interno.
O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia e técnicas de coleta de dados para verificar o descaso da falta de acessibilidade correta no município de Queimadas. Para atingir estes objetivos, foi feito um estudo sobre os tipos de pesquisa de campo e amostragem existentes,verificando-se qual atenderia aos objetivos da pesquisa. Analisou-se qual é a técnica de coleta de dados que seria usada, dentre: questionário, entrevista, formulário e outras.
E foi escolhida a técnica de coleta de dados a entrevista aos portadores de necessidades especiais.


2-Delimitação e formulação do problema:
Como está o convívio dos portadores de necessidades especiais com o resto dapopulação, eles têm boa convivência com as outras pessoas?

3-Objetivos:
3.1- Geral.
O objetivo desta pesquisa é constatar as reais condições de vida em que os portadores de necessidades especiais são submetidos todos os dias no processo de ir e vim ao sair de casa no município. O estudo tende a compreender o elevado número de deficientes físicos que apresentam problemas de socialização...
tracking img