Acessibilidade web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – CETEP-VC




















PADRÃO WEB E ACESSIBILIDADE WEB


















Vitória da Conquista/BA
2012
ANA PAULA
CRISLAINE ALMEIDA
FABÍOLLA FERREIRA
LUANA MAGALI SANTOS BISPO
MOANE
THAÍS MOTA














PADRÃOWEB E ACESSIBILIDADE WEB








Trabalho requisitado pela disciplina Técnicas de Programação Avançada, como critério avaliativo da IV Unidade, do 4º ano do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória Da Conquista – CETEP-VC.


Profº. Paulo Paixão









Vitória da Conquista/BA
2012
1 PADRÕES WEB Sabe-se que Padrões Web é um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas de sites para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais. 
 W3C(World Wilde Web Consortium), é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sitesdesenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizado, como celulares, PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da Internet. 
  Padrões do W3C como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de formaerrônea devido ao desconhecimento da especificação. É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas. 

1. Como desenvolver sites pensando em acessibilidade? 

Para podermos desenvolver um site genuinamente de boaqualidade e preparado para receber o extra de acessibilidade, os padrões desenvolvidos em seu código devem abranger os seguintes itens: 
• Código HTML/XML e CSS válidos: 
 A primeira coisa que criadores web buscam quando falam em padrões web é que o código do site deve ser válido. Para a maioria das pessoas isto significa apenas validar o código HTML/XHTML, mas existem ferramentas que validamtambém as CSS.  Basicamente, ter um código (X) HTML válido significa que o código da página Web está escrito de acordo com o padrão, sem erros de sintax. Como é o código da página que vai determinar a página será renderizada, em que tempo e maneira isso irá acontecer nos diferentes navegadores e com que qualidade, estando o código válido, não é preciso se preocupar com os diferentes erros deinterpretação dos diferentes navegadores e tecnologias assistivas, e assegurar uma maneira uniforme de utilização por todos eles.Códigos válidos significam também rapidez de interpretação desses códigos para todos os agentes do usuário, sejam navegadores ou tecnologias assistivas.
• Separação em camadas: Conteúdo, Apresentação e Comportamento. 
  O conteúdo de uma página e sua estrutura é determinadopelos textos, tabelas, formulários existentes nela. Estes, são criados através de marcações de HTML/XML, linguagens padrões para esse fim. Apresentação é tudo que é visual, como posicionamento do conteúdo, coloração, tamanhos, que utilizam a linguagem do se constrói uma página com códigos válidos e com essas camadas independentes, é possível  atender a diversos itens de acessibilidade em uma...
tracking img