Acessibilidade Web

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
1-INTRODUÇÃO
A internet possui importância ascendente na vida das pessoas, cada vez mais diversas funcionalidades são acrescentadas e usadas em massa através da web: ir ao banco, recarregar o celular, enviar um torpedo, comprar, entre outras ações, estão cada vez mais comuns de serem realizadas pela internet; contudo, o crescimento quase que explosivo de novos sites e de novas aplicações surgede tal forma que quase não se pensa em acessibilidade na construção de um web site ou de uma aplicação voltada para rede. Mas deve-se lembrar sempre que conforme (MELO, 2007, p.5) acessibilidade é um requisito contemporâneo à qualidade no uso de um sistemas interativos.
Acessibilidade é fundamental para alcançar uma real inclusão na web, o World Wide Web Consortium (W3C) promove diversasdiscussões sobre o assunto, sempre propondo novos caminhos e publicando cartilhas de recomendações para tornar a incorporação dos deficientes na web cada vez mais fácil. Existem ferramentas para testar a acessibilidade do seu conteúdo e tais ferramentas visam facilitar os ajustes no projeto. Assim, quem trabalha buscando a acessibilidade na rede se torna cada vez mais simples e viável. Avaliar a abordagemde um projeto com design acessível é fundamental para se aferir a efetividade no funcionamento dessas técnicas empregadas. Torna-se cada vez mais necessário criar estratégias para abordar inclusão e acessibilidade tanto na elaboração de um software e no desenvolvimento do seu design. Melo (2007, p.22) salienta que as diferenças físicas, sensoriais e cognitivas do usuário, entre outras, tambémprecisam ser reconhecidas e consideradas no processo de design para que se consiga configurar ambientes de participação genuína para as diferentes partes interessadas. As diretrizes de acessibilidade proposta pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) fazem uso das propostas realizadas pelo W3C:
As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0 definem a forma de como tornar oconteúdo da Web mais acessível para pessoas com deficiência. A acessibilidade abrange uma vasta gama de deficiências, incluindo visual, auditiva, física, de fala, intelectual, de linguagem, de aprendizagem e neurológica. Embora estas diretrizes cubram uma ampla diversidade de situações, elas não são capazes de abordar as necessidades das pessoas com todos os tipos, graus e combinações de deficiências(WCAG, 2008, p.3).
Este trabalho busca aplicar as diretrizes de acessibilidade tornando um template (modelo base para construção de um site) acessível. Para tanto faremos uso do HTML5 (HyperText Markup Language), CSS 3.0 (Cascade Style Sheet), Javascript (padrão ECMA- 262 versão 5.1) para realizar os testes e demonstrações das alternativas aqui exibidas, utilizaremos dos browsers mais utilizados quesão: Google Chrome, Firefox e Internet Explorer.
2-Estado da Arte:
Melo visa à participação do usuário final na interface do sistema, assim faz uso do design participativo para agregar valor ao layout do sistema, aos serviços prestados pelo mesmo e principalmente para melhorar a usabilidade. As recomendações realizadas pelo W3C e pelo WCAG são amplamente seguidas em seu trabalho, contudo asrecomendações mais recentes formuladas por esses dois órgãos são datadas de agosto de 2014 (recomendações sobre HTML5, publicado pelo W3C) e 2008 (recomendações de acessibilidade, publicada pelo WCAG). O trabalho desenvolvido por Melo é, sobretudo teórico, e não faz uso das marcações semânticas existentes no HTML5.
O trabalho produzido por Rodrigues e Becher criam diversas orientações sobre a construçãode web sites acessíveis como, por exemplo:
Elementos Textuais: Todo o elemento visual deve ser acompanhado de um comentário textual que o descreva - Atributo HTML "ALT" (texto alternativo) para etiquetá-los. Quando se utilizam desenhos com animações, gráficos ou filmes que necessitam uma descrição mais detalhada - Atributo HTML "LONGDESC" e um link "D" a uma página adicional ou a um local...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acessibilidade a web
  • Acessibilidade a web
  • Acessibilidade Web
  • Acessibilidade na web
  • Acessibilidade Web
  • Acessibilidade e usabilidade na web
  • Acessibilidade Web e Mobile
  • Acessibilidade e usabilidade web mobile

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!