Aceitar

Páginas: 6 (1266 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2013
CURSO DE QUÍMICA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL I





Aula 13

Colóides










Anápolis, 31 de Maio de 2012
Introdução

Colóide: (do grego kólla, cola + eidos, forma), que assemelha a cola; mistura de uma substância dividida em finas partículas insolúveis (chamada fase dispersa), usualmente de dimensões entre 1 nm e 1000 nm, uniformemente dispersasnum meio contínuo (chamado meio de dispersão). (CAMPOS, 2012).
Definimos de forma geral uma solução como uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias em uma única fase. A isso devemos adicionar que, em uma solução verdadeira, nenhuma decantação de soluto deve ser observada, e as partículas de solutos devem estar na forma de íons ou de moléculas relativamente pequenas. Assim, o açúcar e o NaClformam soluções verdadeiras em água. Você também está familiarizado com suspensões. Assim, por exemplo, se um punhado de areia fina e água forem colocados em um béquer e agitados vigorosamente, as partículas de areia ainda serão visíveis e decantarão gradualmente para o fundo do béquer. As dispersões coloidais, chamadas também de colóides, representam o estado intermediário entre uma solução e umasuspensão. Os colóides incluem muitos dos alimentos que você consome e os materiais a seu redor, entre eles a gelatina, o leite, a neblina e o isopor. (KOTS, 2009).
Sabemos agora que é possível cristalizar algumas substâncias coloidais, embora com dificuldade, portanto não há realmente nenhuma linha divisória definida entre essas classes baseadas nessa propriedade. Os colóides, entretanto, temduas características que os distinguem: primeira, eles têm geralmente massas molares elevadas; isso é certamente verdadeiro para proteínas como a hemoglobina, que tem massas molares na casa dos milhares; segundo, as partículas de um colóide são relativamente grandes (digamos, 1.000 nm de diâmetro). Como conseqüência, elas exibem o efeito Tyndall; espalham luz visível quando dispersados em umsolvente, fazendo a mistura parecer turva, mesmo que as partículas coloidais sejam grandes, não são tão grandes de modo a decantarem. (KOTS, 2009).
Graham chamou de Sol a dispersão de uma substância sólida em um meio fluido, e Gel a dispersão que apresenta uma estrutura que impede que ela seja móvel. A gelatina é um sol quando o sólido é inicialmente misturado com água fervendo, mas torna-se um gelquando refrigerada. (KOTS, 2009).
As dispersões coloidais consistem em partículas finamente divididas que, como conseqüência, tem área superficial muito elevada. Por exemplo, se você tivesse um milionésimo de mol de partículas coloidais, cada uma sendo supostamente uma esfera com um diâmetro de 20 nm, a área superficial total das partículas estaria na ordem de 200 milhões de cm2, o que equivale aotamanho de diversos campos de futebol. Não é surpreendente, portanto, que muitas das propriedades dos colóides dependam das propriedades das superfícies. (KOTS, 2009).

Objetivos

Preparar, em laboratório, soluções coloidais. Verificar algumas de suas propriedades.

Materiais

Bastão de vidro
Béquer de 100 mL
Chapa de aquecimento com agitação magnética
Estante para tubos de ensaioPipeta graduada
Tubos de ensaios

Reagentes

Água destilada
Solução 3% de Al2(SO4)3
Solução 20% de cloreto férrico (FeCl3)
Solução saturada de NaCl
Solução de cloreto de sódio 0,5 (NaCl)
Solução 0,5 M de sulfato de sódio (Na2SO4)

Procedimento Experimental

1. Preparação de uma dispersão coloidal de hidróxido férrico pela hidrólise do cloreto férrico.
1.1. Colocamos 25 mL de águadestilada em um béquer de 100 mL.
1.2. Colocamos o béquer na placa de aquecimento e aquecemos até a ebulição.
1.3. Adicionamos em pequenas porções com agitação, 15 gotas de solução à 20% de FeCl3.
1.4. Aquecemos a solução novamente por 2 – 3 minutos.
1.5. Observamos a coloração do SOL do hidróxido férrico formado.
1.6. Reservamos o conteúdo do béquer para testes posteriores. A reação do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aceitar
  • Aceitar
  • Aceitar
  • Aceitar
  • Aceitar
  • Aceitar
  • Aceitar
  • Aceitar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!