Acaros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ácaros na agricultura: benefícios econômicos e sociais do novo laboratório do IB
Assessoria de Comunicação da APTA



O novo Laboratório de Acarologia, em Campinas, doInstituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai atender o setor em todo o Brasil, em melhores condições de trabalho. O diretor do IB, AntonioBatista Filho, destaca o fato de que a importância do assunto vem crescendo nos últimos anos. “Muitas das plantas cultivadas são atacadas por pragas, dentre as quais se encontram ácaros. O número denovas espécies de ácaros fitófagos, reconhecidamente importantes como pragas ou vetores de vírus, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos no Brasil.

”Entre as novas espécies de ácaros jápresentes no Brasil, ele cita Raoiella (ácaro vermelho das palmeiras), Schizotetranychus hindustanicus (ácaro hindu dos citros) e Eriophyes litchii (ácaro da erinose da lichia). Para as duas primeirasespécies, pesquisadores do IB, em parceria com o Ministério da Agricultura e a Embrapa Roraima, realizam ações, visando à contenção e ao controle das pragas principalmente em Roraima.

“Caso essasespécies se disseminem pelo país, podem causar prejuízos da ordem de centenas de milhões ou bilhões de reais para o setor agrícola nacional”, avisa Batista Filho. O ácaro vermelho das palmeiras chega acausar 50% de redução na produção de coco em alguns países onde a praga se estabeleceu. Além disso, essa espécie apresenta um grande número de hospedeiros, incluindo bananeira, ornamentais e feijão.No caso do ácaro da erinose da lichia, a espécie foi relatada pela primeira vez no Brasil em 2008 por técnicos do IB, conta Batista Filho, e tem se disseminado pelo Estado de São Paulo, causandoconsiderável prejuízo aos agricultores. Além das espécies novas, diversos ácaros fitófagos, como o ácaro-da-leprose dos citros e o ácaro rajado, causam elevados prejuízos à agricultura brasileira....
tracking img