Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2° PERIODO

TEORIA DA CONTABILIDADE

ARAGUAÍNA/TO
NOVEMBRO/2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AILLA LORENA FEITOSA GUIMARÃES- RA-352417
BETUNAIDE NASCIMENTO F. ARAUJO-RA-369390
KENIA RODRIGUES ROSA-RA-352351
RITA DE CÁSSIA ALVESMENDONÇA-RA-370038
TANCREDO DE SOUSA OLIVEIRA - 404812

Atividade Prática Supervisionada, apresentado como requisito parcial, para obtenção de notas na disciplina Teoria da Contabilidade, do Curso de Ciências Contábeis, sob a orientação da Professora: Ma. Juliana Leite Kirchner.

ARAGUAÍNA/TO
NOVEMBRO/2012
Introdução
O objetivo da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatosocorridos no patrimônio, fornecendo informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial
Tudo que resultou de um longo processo de mudança e inovação e evoluções, proporcionando melhor forma de prestar informações úteis, rápidas e eficientes para quem usa. Se essa evolução trouxe perdas e ganhos à prática da contabilidade, ébom que se faça uma avaliação cuidadosa desse cenário. Portanto, a partir do tema A Contabilidade no século XXI, aqui se propõe uma análise da evolução da contabilidade no cenário das inovações . Dessa forma, toma-se como objeto de estudo a contabilidade, o profissional e as novas técnicas contábeis. A origem da contabilidade atual, conhecida como Contabilidade das partidas Dobradas, surgiu nascidades esta das italianas e remonta à expansão comercial dos anos de 1300 e ano consequente do desenvolvimento das operações de crédito.
Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação e uso na prática da contabilidade, principalmente no que se refere às mudanças ocasionadas na execução das atividades e no perfil do profissional contábil para a tomada de decisõesgerenciais, administrativas ou financeiras.

1.1 Histórias da Contabilidade e sua evolução.
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os finspropostos. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios, a prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação eraefetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. Odesenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.
* Contabilidade do mundo antigo: O antigo Império Romano tinha uma contabilidade bem desenvolvida, como se pode supor pela imensidão do império, que exigia uma contabilidade pública que fosse capaz de organizar de maneira eficiente uma vasta gamade recursos distribuída entre povos longínquos e de culturas díspares.
* Contabilidade do mundo Medieval: Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a Era Técnica, devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc.
* Contabilidade do mundo Moderno: O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar...
tracking img