Academia ao ar livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Academia ao ar livre
O projeto Academia ao Ar Livre teve início com a Academia de Terceira Idade no ano de 2005, vindo de encontro ao programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde. Este programasurgiu para cumprir o compromisso do Brasil com as diretrizes previstas pela "Estratégia Global de Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde", lançada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde,de modo a melhorar a qualidade de vida da população mundial através da prática de atividade física.
Dentro do contexto nacional do programa, a cidade de Maringá, no Paraná, lançou o programa MaringáSaudável, que previa a instalação dos projetos Academia ao Ar Livre e Academia da Terceira Idade em diversos pontos do município. Com o êxito atingido pelo projeto, principalmente no que se refere àmelhoria da saúde e qualidade de vida da população através da prática de atividade física, a ideia acabou se espalhando por todo o território nacional, tornando-se um verdadeiro sucesso.
Segundo aSecretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em pesquisa realizada com 10.094 usuários de Academia ao Ar Livre ou Academia da Terceira Idade, os gastos com medicamentos foram reduzidosdrasticamente entre essas pessoas; 68% delas diminuíram a dose, 14% usam menos vezes ao dia e 4% simplesmente deixaram de tomar. Quanto aos aspectos relacionados à qualidade de vida, a atividadefísica também demonstra ser eficiente: 88% dos usuários sentem menos dores, 92% notaram uma melhora na qualidade do sono, 78% se sentem mais felizes e 69% sentiram crescer a autoestima.
Tanto a Academiaao Ar Livre quanto a Academia da Terceira Idade estimulam a prática de atividade física em todas as idades, com especial atenção às pessoas com mais de sessenta anos. O conjunto compreende atividadespara fortalecer, alongar e relaxar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano. A grande vantagem é que os aparelhos usam o peso e a força do próprio usuário...
tracking img