Absorçãoatomica

1909 palavras 8 páginas
1. Introdução

O processo de absorção de energia radiante nas regiões do UV e do VIS depende, fundamentalmente, do número e do arranjo de elétrons na espécie investigada. A absorção molecular ocorre em bandas de absorção, cada uma correspondendo a um conjunto de linhas muito próximas. Cada linha está relacionada à transição de um elétron do estado fundamental para um dos muitos estados vibracionais e rotacionais associados a cada estado eletrônico excitado; como há inúmeras possibilidades vibracionais e rotacionais, diferindo minimamente em energia, o número de linhas em uma banda de absorção é grande e a separação entre elas é mínima.
A espectroscopia molecular na região de radiação no UV e no VIS é bastante utilizada para identificar e determinar diferentes espécies orgânicas e inorgânicas. A técnica é aplicada principalmente na análise quantitativa (determinações), encontrando um uso bem maior, em diferentes áreas da análise química, que qualquer outra técnica. Quando um feixe de luz branca (radiação policromática) atravessa uma solução, a potência transmitida será menor que a potência incidente. Esta diminuição, sendo característica da espécie presente na solução, ocorre mais intensamente em alguns comprimentos de onda e é exatamente este o aspecto explorado na análise química: a radiação absorvida é característica da espécie presente e a extensão com que ocorre o processo de absorção é relacionado à concentração da espécie segundo a lei de Lambert-Beer.

2. Parte Experimental:

2.1. Determinação Espectrofotométrica do Íon Permanganato

A partir de uma solução estoque de KMnO4 0,250 g/L, preparamos as soluções padrões, diluindo alíquotas de 5,0; 6,0; 7,0; 8,0 e 10,0 mL da solução estoque completando um balão de 50,0ml com água desionizada obtendo as concentrações de 0,025; 0,030; 0,035; 0,040 e 0,050g/L respectivamente.

2.2. Obtenção do Espectro de Absorção do Íon Permanganato

Utilizamos nesta experiência a solução 0,035g/L por ela conter

Relacionados

  • Impulso
    988 palavras | 4 páginas
  • Relatório de estagio laboratório de fertilidade de solos e nutrição de plantas
    5611 palavras | 23 páginas