Absorbancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOTERMA DE ADSORÇÃO

São Mateus
2010
fernanda altoé lorencini
john willy da silva rocha
michelle távora de mendonça

ISOTERMA DE ADSORÇÃO

Relatório apresentado à disciplina de Físico-Química II sob a supervisão da Professora Gilmene Bianco. |

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

São Mateus
2010
1 RESUMO

Ao longodo experimento, foram realizados procedimentos para determinar a capacidade de adsorção do ácido acético sobre carvão vegetal, e assim calcular as constantes de adsorção em função da concentração do ácido usando o modelo de Freundlich. Através do processo de titulação, padronizou-se a solução de ácido acético, que em seguida foi usado no processo de adsorção com o carvão vegetal. Por fim, umanova titulação foi feita na solução final,para determinar a quantidade de ácido que foi adsorvido pelo carvão.

2 INTRODUÇÃO
O ácido acético, CH3COOH, tendo como nome oficial ácido etanóico. É um ácido carboxílico saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre. Quando não está em presença de água é conhecido como ácido acético glacial. É conhecido por serum ácido fraco, corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta, e congestão pulmonar. É um reagente químico importante e muito utilizado na indústria química. A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 milhões toneladas por o ano, desta aproximadamente 1,5 milhão tonelada são encontrados a partir da reciclagem; o restante é manufaturado dos estoquespetroquímicos ou das fontes biológicas. O ácido acético é uma molécula central na bioquímica, e é produzido em alguma proporção por quase todas as formas de vida.
Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível e também para uso medicinal como fitoterápico, e por ser obtido por combustão incompleta, apresenta capacidadeadsorvente. O seu manuseio deve ser feito com cuidado, pois ele retém muito facilmente a umidade do ar.
A adsorção é um processo de interação espontânea que ocorre sempre que uma superfície de um sólido é exposta a um gás ou a um líquido. O adsorvente pode ser uma substância metálica ou uma substância covalente, como o carvão vegetal. Alguns adsorventes são usados em larga escala em processos desecagem, na separação e purificação de gases e líquidos, bem como no controlo da poluição em fase líquida ou gasosa.

3 PARTE EXPERIMENTAL

* Materiais e Reagentes:

- Balão volumétrico de 50 ml, 250 ml e 500 ml
- Bureta de 25ml e 50 ml
- Béquer
- Balança analítica
- Hidróxido de sódio
- Ácido acético
- Garra
- Mufa
- Água destilada
- Bastão de vidro
- Suporte universal
- Perapipetadora
- Pipeta de 10 ml e 25 ml
- Fenolftaleína
- Funil
- Papel filtro
-Papel manteiga
- Carvão ativo
- Erlenmeyer
- Agitador magnético
- Vidro de relógio
- Espátula
- Anel metálico (argola)

* Procedimento Experimental:
Preparou-se 250ml de uma solução 0,5M de ácido acético, de onde foram retirados 10ml do volume e posteriormente padronizados com 10mL de uma solução 0,5M dehidróxido de sódio, já pronta e padronizada no laboratório de ensino, usando fenolftaleína como indicador. Após a padronização, o restante da solução de ácido acético foi separada em 5 balões volumétricos de 100mL para o preparo de 5 soluções diluídas com as seguintes concentrações: 0,25M, 0,125M, 0,05M, 0,025M, 0,01M.
Com as soluções diluídas prontas, pesou-se 5 amostras de 0,25g, aproximadamente,de carvão ativo, já lavado com água destilada, permanecido por uma hora a 120ºC na estufa e resfriado no dessecador sob vácuo, que foram misturadas uma a cada uma das 5 soluções em um erlenmeyer de 250mL. Cada mistura foi agitada durante 45 minutos, num agitador magnético, e depois filtrada em um funil com papel filtro.
Da amostra 1 de solução diluída de ácido acético, já adsorvido e separado...
tracking img